sábado, 22 de março de 2008

Indicações para todas as Páscoas

Olá amigos!!!

Primeira indicação literária é o livro de Carlos Castaneda, A Erva do Diabo. É uma introdução, pois, Carlos, um estudante de Antropologia duma universidade americana, não tem consciência que anda envolvido, seduzido pela cultura do velho xamu. Um índio mexicano. É uma iniciação para o descobrimento da importância da erva para as vidas deste tipo tribo indígena. Tem mais doze títulos que completam este estudo sobre a erva.

Segunda indicação literária é o livro do Ricardo Rojo, Meu amigo Che. Gostei muito de lê-lo. Porém, uma incógnita surgiu:neste livro descreve que Che foi assassinado pelo capitão Prado e pelo coronel Selnich, sendo que na "Biografia de Che", de Jon Lee Anderson, foi assassinado por um soldado chamado Tóran(Não recordo de seu sobrenome.), e há participação de Félix Rodriguez no assassinato, como o mandante da frieza.

Tereceira indicação literária do dia é o livro Erico Veríssimo, Solo de Clarineta-Mermórias- primeiro volume. Foi o primeiro livro que li com profunda ternura. Por quê? Porque eu não lera antes algum livro dum conterrâneo meu, com tamanha desobrigação. Na escola, para quem não é leitor assíduo, sofre em entender a escrita dum escritor de tamanha importância da nossa literatura brasileira, como o Erico. Para quem nunca leu Erico e quer iniciar a leitura sobre seus livros, que leia esta indicação. Neste livro tu descobrira a origem do Veríssimo. E mais: ele cita, os livros que ele lançou. Quais os personagens mais importantes. Qual a origem deles. É um livro encantador. Fantástico(Mais fantástico que o programa global.)!
Continuando:
Quando Nietzsche Chorou, de Irvim D. Yam, será minha próxima leitura. Depois desta, começarei a ler a trilogia de O tempo e o vento, sendo O Continente a primeira parte, considerada uma das obras de maior peso em toda nossa literatura. Mais uma obra de Erico Veríssimo.

Feliz Páscoa de todo dia!!!


Marcos Ster

5 comentários:

Kari disse...

Mas esse guri já gosta de ler em... E eu amo cada uma das inúmeras indicações dele...

Fico com vontade de ler todos os livros que tu me fala. Todos eles. Sem exceções...

Quanto a morte do Che, acho que, nunca sabemos a verdade exata, mas também temos que levar em conta que a biografia foi feita algum tempo depois e após muito estudo, então, eu dou mais credibilidade a ela.

E quanto ao Érico, a minha vontade de ler os livros dele não são de hoje, mas aumentaram ao conversar contigo...

Beijos e beijos em tu

Alexandre Hallais disse...

Brou!!!

Estou em falta contigo.

Bom, obrigado pelas indicações literárias, juro que vou ler.
Saudades.

Bom, quero desejar tudo de bom para você...

FELIZ PÁSCOA!

Do teu irmão...

Alê

Auíri Au disse...

Desculpa a ausência,
rotina nova
hehehe


Boas indicações, espero poder ter uma opinião formada quando ler!!



Abraços

Pripa Pontes disse...

Ler é sempre maravilhoso, e meu problema é que sempro quero ler um montão de livros, e começo todos ao msmo tempo...ashhashas.
Gostei das indicações e as guardarei para próximas leituras (já to lendo mto livro por agora). Nunca li nenhum livro de Veríssimo, apesar de ler muitos nacionais, vou começar por este que indicu, assim que eu tiver oportunidade.

Bjos!
Uma ótima semana!

Nanda Nascimento disse...

Adoro suas indicações, fico até triste pois no momento não estou podendo ler nada, estou numa correria só, mais quando eu estiver mais aliviada a leitura será certa.

Ótimo final de semana!!

Beijos e flores!!