domingo, 5 de outubro de 2008

A menina que roubava livros - Markus Zusak

Os livros "O mundo de Sofia e "a menina que roubava livros" possuem coincidências fortes.

"O mundo de Sofia" trata do descobrimento da vida, o marco inicial da história humana.

Enquanto "a menina que roubava livros" é uma história já vivida por alguém, no caso Liesel, sendo contada pela morte, como comprovada nestas palavras:

" Alguns apenas passam por sua vida, outros a acompanham até que não lhes seja mais possível, outros estão mais perto do que parecem."

E aí que se encaixa as coincidências.

Prova que "a menina que roubava livros" será um clássico da escrita. O auge que alcançou "O mundo de Sofia" não é para qualquer um. Aquela escrita onde existe um personagem que é um mistério, e dele surgi um cenário assombroso é digno de descobertas e sensações que realmente circula num fato, é o mesmo encontrado na obra de Markus.

Embora "O mundo de Sofia" seja um romance da filosofia.

A obra "a menina que roubava livros" é pitoresca.

É uma leitura fácil. Gostosa. Que a cada frase faz com que o leitor não pare de ler. Mesmo sendo 500 páginas. Além de ser prazerosa é poética.

"(...) só quem testemunha a dor e a poesia da época em Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora."

"Clarissa" de Erico Veríssimo encanta também por suas poesias "hai-kais".

Ao ler estas três obras, encontrará cenários parecidos. Vale a pena viver estes mundos.

12 comentários:

Anônimo disse...

thats amazing story.

Anônimo disse...

very nice! hahahahaha

Luck Siqueira disse...

Já li Clarissa e adorei. Vou ler os outros dois. Obrigado pela dica!
Abraços!

Kari disse...

Aí, meu bem, já disse que achei magnífica essa tua comparação, né? De identificar nas personagens as semelhanças e as histórias, de certa forma...

Ei... Me empresta os três livros pra eu ler??? Pode ser?

Beijos e beijos

Unknown disse...

Li Clarissa e gostei muito, agora sobre as outras duas vou verificar, gosto muito de ler e valeu pela dica.
Abraços

Nanda Nascimento disse...

Estou doida para ler a Menina que roubava livros só ouvi crítics boas, agora você falando também só aumentou a vontade de ler.

Beijos e flores!

No meu mundo. disse...

Noossa, sou bem suspeita pra falar de "A menina que roubava livos", me emocionei, chorei, ri, viajei, sofri, vibrei.
Muitas coisas misturadas, parecia que eu já a conhcecia e agora ela faz parte da minha vida tbm.
O que faz o poder de um livro, até onde nos leva.
Quem me indicou esse livro foi Kari e eu a agradeço muito.
Bjos;

Noslen ed azuos disse...

ola!
ja li o mundo de sofia e a menina que roubava livros; interessante sua comparação, mas uma coisa eles têm em comum: são maravilhosos.

abração
ns

Lais Camargo disse...

e como vale...
é um mundo envolvente.

sopros de luz

=***

Camila disse...

"A menina que roubava livros"
Excenlente!
E como sempre, belas dicas, heim?!
=D

O seu poema está postado! O postei ontem, mas você ainda não apareceu.

Beijos

Suelen disse...

Nesse momento estou lendo Esconderijos do Tempo de Mario Quintana!
Valeu pelas dicas,irei ler assim que terminar este!
:)

Beijocas querido!

Blog Dri Viaro disse...

Eu li este livro e achei muito interessante, o começo é meio chato, mas depois te prende, recomendo
bjs