terça-feira, 23 de dezembro de 2008

AQUI SOMOS TODOS LOUCOS...UNS PELOS OUTROS


Foto: Kari Vieira



Meu Natal não vai ser na companhia de Papai Noel.

Vai ser na companhia de um Sapo que está na "árvore" de Natal da minha sogra.

Seu slogan: "Aqui somos todos loucos... Uns pelos outros."

Ela resolveu colocar um Sapo na árvore de Natal, pois para ela Papai Noel não tem nada a ver com o Natal brasileiro.

Onde se viu um Papai Noel vivendo o Natal aqui no Brasil, num clima seco, em pleno Dezembro, ele com aquele uniforme bem forrado? Não tem nada a ver. Não acham?
Papai Noel com camisa de física, calção e com seu chinelo havainas, entregando presentinhos, não combina.
Enquanto isso o Papai Noel em outras casas vai tomando espaço. Em lojas vai iludindo as crianças.

Quem nunca ficou iludido com a presença desse velhinho quando criança? Eu já fiquei.

Agora eu estou iludido pelo Sapo que ocupa o lugar de Papai Noel na árvore de Natal da minha sogra. Ele tem um sorriso quieto. É verde. Seus lábios são dum vermelho bem expressivo. Seu olhar é meigo. Suas bochechas são coradas. Seu chapéu de palha e seu lençinho colorido: vermelho e azul (um GRENAL particular em seu gogó), dão um ar de caipira em sua imagem.

Disfarçado, se move com uma rapidez para lá e para cá. Ao meu olho nu fica invisível sua excursão pela casa que habita. Ele não deve dar passeios pelos banhados. Seus passeios são pelos cantos da casa. Não se embarra de lama. Não fica alertando as fêmeas que ele está por perto. Este Sapo parece ser um gato, um mosquito de tão silencioso que é. Fica a vontade na árvore cheia de lâmpadas pisca-pisca. Ele agora é a alegria da casa de minha sogra. Ele é o bom velhinho. O Natal já está sendo celebrado na sua companhia.



Marcos Seiter

6 comentários:

Jhenifer Pollet disse...

ai eu amei!!! amei a ideia... e sinceramente vc tem razão... papai noel n combina com o brasil, porém nós jah estamos acostumados com ele... mas eu amo sapos e achei esse super lindo! e amei a frase tbm!!! beeeijos feliz natal!

ADRIANO NUNES disse...

Marcos,


Em hoemnagem ao seu sapinho, dedico um poema de Manuel Bandeira de que muito gosto. Feliz Natal para você e sua família!


"Os sapos" (Manuel Bandeira)


Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.


Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
— "Meu pai foi à guerra!"
— "Não foi!" — "Foi!" — "Não foi!".


O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: — "Meu cancioneiro
É bem martelado.


Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos!


O meu verso é bom
Frumento sem joio
Faço rimas com
Consoantes de apoio.


Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma.


Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas . . ."


Urra o sapo-boi:
— "Meu pai foi rei" — "Foi!"
— "Não foi!" — "Foi!" — "Não foi!"


Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
— "A grande arte é como
Lavor de joalheiro.


Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo."


Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas:
— "Sei!" — "Não sabe!" — "Sabe!".


Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Verte a sombra imensa;


Lá, fugindo ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é


Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio


1918


Adriano Nunes.

Heduardo Kiesse disse...

FESTAS FELIZES

abraço

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Interessante esse modo de ver o natal. E nada de papai noel mesmo. não combina né hehe.

Gostei da frase do sapo.
:D

Ô felicidades sempre pra tu.
Curta bem seus dias meu amigo.
Grande abraço.
Um 2009 repleto de alegrias.

Daniel F. Gontijo disse...

e presenteia os moradores da casa?

Anônimo disse...

It seems my language skills need to be strengthened, because I totally can not read your information, but I think this is a good BLOG