domingo, 22 de março de 2009

MEU VERDADEIRO AMIGO

Arte de Paul Klee

Marcos Seiter




Há dias que estou para escrever sobre o meu irmão, César.

Meu irmão, César, tem 20 anos. Está no segundo ano do Ensino Médio. Faz estágio a tarde no DAER, e a noite estuda. Tem Orkut e MSN. Tem amigos e amigas.

Todos os dias ele vai dormir tarde, da noite, e acorda lá pelas dez e meia da manhã. O galo para ele canta na hora em que ele acorda.

Diverte-se com os sons do Funk e do Pagode. São os sons preferido dele. Um por cento é o percentual de espaço que ele deixa para que o rock goze dele. Ele sabe do que gosta.

Nossos temperamentos são parecidos. Quando ele não quer falar com alguém, ignora a pessoa. Quando ele não está com ânimo para amigo, ele deita na cama e fica pensando na vida.

Eu em muitas situações de desgosto, fico assim, quieto, na minha e pensando no por quê e por quê de tal fato. Fico como a roda-gigante, rodando.
Meu irmão, César, é gremista. Não tem a camisa do Grêmio, assim como eu. É imperdoável que dois gremistas não tenham a camisa do clube do coração.
Eu sou do signo de Touro. Ele é do signo de Escorpião. Eu nasci dia primeiro de maio. Ele nasceu dia primeiro de novembro. Ele nasceu no ano de oitenta e oito. Eu nasci no ano de oitenta e cinco. O meu irmão é mais alto do que eu. Ele deve medir 1m e 75cm, enquanto eu 1m e 68cm. Baixinho sou.
Meu irmão, César, é o amigo mais sincero que eu tenho. Quando ele está bravo comigo, ele discute e me xinga. Assim como o xingo também. Não baixamos a retaguarda diante das nossas diferenças ideológicas. É a mais real sinceridade quando o ouço. Ele é direto. Gosto disso, apesar de ele ser mais claro somente em nossos conflitos.
Apesar de discutirmos, muitas vezes, por besteiras, somos amigos sinceros. Beijamos-nos no rosto. Abraçamos-nos calorosamente. Olhamos-nos nos olhos. Piscar por piscar. E através desses atos, possuimos uma aliança de amizade forte e verdadeira.
Para provar isso, dias atrás, ele pegou algumas coisas de cima da geladeira e colocou-as nos seus devidos lugares. Ajeitou o sofá com o pano que o cobre. Varreu a casa e colocou a sujeira na lixeira. Limpou o box do banheiro. Sem pressa e sem implicância com alguém. Nem implicou com os males nos objetos da casa. Seja objeto ou não, a paz reina por aqui. A minha visão sobre a organização dele, é de profunda admiração.
O pano que ele passava nos objetos para tirar o pó, era a nossa discussão desnecessária.

4 comentários:

Kari disse...

Esse texto me fez lembrar de duas coisas: do jeito do teu irmão e de como gosto de conversar com ele, e da falta que faz ter minha irmã por perto. Um conselho? Aproveita muito, pois, quando cada um segue seu rumo, é difícil continuar essa cumplicidade toda... Ou melhor, espero que não seja sempre assim...

Lindas palavras. E lindo relacionamento entre duas pessoas que se amam mais do que tudo... Porque amor de irmão é que nem de mãe, eterno!!!!!

Beijão pra tu

Pripa Pontes disse...

Os vínculos de irmão vão sempre existir...e qndo conseguimos tê-lo como amigo é amizade p toda a vida!
bela homenagem.


Bjos.

Camila disse...

Tão bom ter um amigo verdadeiro. Bom também saber respeitar as diferenças, mesmo quando se trata de pagode. {brincadeira}

E oh, se ele num tem a camisa do Gremio, é uma boa opçao de presente para o dia 1/11 né?!
Ah e meu melhor amigo também faz aniversário neste dia.

BeijO querido!

Ps. Eu meço 1.73, mas queria ser um tantinho mais alta. ^^

César Gomes disse...

E Valeu pela consideração Gosto mt de vc e brigas fazem parte da vida :D conta sempre comigo meu irmão meu amigo verdadeiro Eu te amo!


Ps.: Gostei dessa opção de presente, - cunhadinha a mais legal e sincera que tenho !