quinta-feira, 30 de junho de 2011

Preciso de cada vez mais

Venho aqui relatar que não esqueço jamais desse meu espaço que decidi criar em Dezembro de 2006 para poder escrever a minha vida. Arriscar a escrever poesias, crônicas, contos e, simplesmente, colocar o meu mundo interno para fora. E eis que descubro por minhas escritas que eu tenho uma facilidade com a poesia.

E é uma grande alegria ouvir de um poeta conhecido do Brasil que "tu tens facilidade" com a poesia. Sim, Fabrício Carpinejar: O Canalha, O Perdigueiro, O Borralheiro da nossa literatura me disse aquelas palavras descrita na frase anterior. (Parece que foi ontem que ouvi elas que meus ouvidos não cansam de soar a voz do poeta.)

Não me considero um poeta mesmo que vários amigos me chamem assim. Eu gosto de poesia e isso me ajuda e muito na construção de uma. Tenho que estudar a poesia. Mas até o momento achei muito chato ter que seguir a regra poética. Graças que temos a opção do livre. O livre que nos dá oportunidade de brincarmos mais ainda com as palavras.

Mas nunca. Digo: nunca, devemos esquecer que a poesia deve ter o coração em cada letra, em cada palavra escrita. Ela é eterna e por esse motivo( um dos tantos motivos que descobrimos com o tempo, com a maturidade que ganhamos) deve ser sempre respeitada.

A poesia tem o seu momento para ser admirada. É como o elogio. Se não for verdadeiro, se não estiver concentrado, no ditado popular "presente", acharemos uma poesia chata, mal escrita, "sem sentido" como nós que gostamos de poesias, acabamos de ouvir de amigos, afins.

Preciso aprender mais. Estudar mais. Ler mais. Preciso de cada vez mais para que tudo que saia do meu ser não seja apenas algumas palavras. Mas que sejam um tudo naquelas algumas palavras. Um núcleo. Um mundo diferente é a escrita.

No momento que não ando escrevendo absolutamente nada, leio crônicas. Divido essas leituras com os livros, outras escritas. "Junto e Misturado". E no momento mergulho em "Nascimento da Tragédia" de Nietzsche. E sobre essa leitura acabamos estudando um pouco da história grega, com seus principais poetas, escritores e pensadores do universo.

Dedico-me a leitura mesmo que o espaço de tempo seja curtíssimo. Não interessa. Leio.

Leia você também.

Nenhum comentário: