sábado, 22 de setembro de 2007

O imperfeito perfeito


Se o mundo fosse perfeito não existiria água, terra, fogo e ar.
Se fosse perfeito não necessitaria que esses quatros elementos, que são essenciais para a vida, atuassem de maneira tão intensa em nossas vidas. Se fosse perfeito nossas águas doces e salgadas não necessitariam de um apoio, de um muro de terra para marcar suas fronteiras aquáticas, marítimas. Se a terra fosse perfeita não necessitaria que as árvores sustentassem-a para que ficasse firme na lomba ou no morro. Ela não necessitaria que a água da chuva caísse sobre sua pele seca.
Se fosse perfeito nossos fogos não precisariam existir para iluminar, para aquecer nossas panelas de todos dias e noites. Se fosse perfeito nosso ar não precisaria fazer o esforço de lançar ventos e ventos sobre nossas orelhas para que respirássemos de forma tão suave.
Se fosse perfeito o planeta onde vivo, eu não precisaria existir.
Se fosse perfeito um e outro não se comunicariam como acontece.
Nossas águas não existiriam peixes de várias espécies, tubarões de diversas formas e tamanhos, plantas aquáticas de cores diversificadas, piranhas, siris, caranguejos, focas e não seria este encanto os nossos oceanos atlânticos, pacíficos, mares do norte, sul, leste e oeste, lagoas pequenas, grandes, rasas e profundas.
Não existiria essas diversidades de vidas que a água dá aos seres animados de nosso planeta. Não aconteceria essa comunicação entre países através de barcos, navios. Não aconteceria esportes em mares, como com regatas em volta do mundo. Se a terra fosse cem por cento independente, nossas plantas não teriam vidas e não teriam espaços para viver e colorir nossos olhos com seus verdes, amarelos, rosas, vermelhos, brancos. Nossas tulipas, nossas flores, nossas rosas, nossas hibiscos não teriam seus jardins. Nossa amazônia não precisaria existir, não precisaria dar esse ar a nós respirarmos. Os macacos, onças, girafas, zebras e outros animais não precisariam equilibrar a cadeia alimentar. A terra vermelha, barrenta, não sobreviveria e não nos daria este equilíbrio de ficarmos em pé. Nossos apês, casas não ficariam em pés. E sequer poderíamos construir se não existisse água. O fogo que nos aquece, o sol, não iluminaria nós dessa forma esplêndida que acontece.
Esse calor que aquece nossa alma. E através do sol, temos o dia e a noite de cada tempo. Com o fogo não obteríamos a fumaça no ar, solta. Sem o fogo não saberíamos pra que é sua existência. O nosso ar que tanto vento trás pra lá e pra cá. O ar e o vento unidos para explorar e manter nosso planeta em movimento. Surgindo através desse movimento o nascer do sol num canto qualquer. Onde uns acompanham o seu nascer e outros dormem ou acordam. E em outro lado do planeta aonde à noite que chega, pessoas chegam em casa, outras saíam para suas baladas, encontros. E nesta comunicação entre a água, terra, fogo e ar, a primavera, o verão, outono e o inverno, chegam em tais épocas e dão os seus espetáculos. É claro que por causa de nossa estupidez com o planeta, perfeita nenhuma estação está. Umas acabam se unindo a outra e outras acabam se trocando de período. Perfeito nada será e me atrevo a dizer, nunca será.


Marcos Ster

11 comentários:

Kari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kari disse...

Quando comentei, não tinha lido todo o texto. Só tinha aparecido um pedaçinho. Por isso, aqui estou eu de volta.

De fato, concordo que nada será perfeito. Com a falta de respeito que existe entre o homem e natureza, as coisas só tentem a piorar. Mas eu me pergunto, será que algum dia essa perfeição existiu? Eu acho que sim. Não sei como, nem quando, mas eu acho.

Um beijão pra tu!

Auíri Au disse...

Não seria exagero falar que não seria perfeito, porque nós estamos nele, e isso faz com fique imperfeito!!!

"Se fosse perfeito o planeta onde vivo, eu não precisaria existir"

gostei dessa frase, gostei do texto me fez refletir, precisamos uns dos outros e por isso somos diferentes, somos imperfeitos, mais se eu fosse sozinho, também seria imperfeito porque não seria uma sincronia,,
posso pensar muito não
rsrs



paz


Auíri

Flávia disse...

É essa a beleza da imperfeição, meu anjo. É daí que surge a diversidade e um dos pressupostos essenciais para nossa condição humana: o necessitarmos uns dos outros.

Beijos!

P.S.: adorei ver você na foto do perfil :)

Pripa Pontes disse...

quem sabe assim n existiria orgulho e nem nós nem os senhores da arrogância estaríamos vivos.
ou seríamos todos luz?
se o mundo fosse perfeito não precisaria existir e perderíamos o espetáculo que é a evolução...
tenha uma ótima semana!


Bjos.

P.s: adoro essa brinkdera sua com as cores ^^

Anninha disse...

Namaste =)

obrigada pela visita ao meu mundinho insano e mirabolante que resolvir criar... ja q há muito tempo ele existia na minha mente..

Convenhamos se fosse perfeito seria sem graça..
Amadureceriamos da pior forma possivel - pelo comodismo.

cada qual com sua imperfeiçao perfeita.. num equilibrio que nos leva a crer que o universo sempre conspira a nosso favor, nos mostrando os elementos de tudo da forma mais simples e perfeita possivel...

:X ANNINHA

Lais Camargo disse...

isso me lembra muito 2 coisas:
-dvd da alanis morissette ''music in high places'' na tribo navajo, um contato com a natureza tão intenso que nos reduz a nada próximo a ela.
-poema de fernando pessoa ou álvaro de campos, quem preferir, chamado tabacaria,esse só lendo pra sentir-se inserido.

essas suposições das duas uma: nos põem em nosso mísero lugar de subordinados da vontade do que quer que reja esse mundo externo (e incerto) ou nos exalta como senhores dos acontecimentos e do tempo.

mais duas coisas (pq hoje o dia está bem a par de tudo),
uma ótima semana
sopros de luz!

=*
(ops, isso é uma terceira coisa)

Alexandre Hallais disse...

Fala brou!

A imperfeição é um ângulo, pode ser... A perfeição talvez seja sem graça. Prefiro a imperfeição e sua mania de se ajeitar. Gosto de vê-la tentando ser melhor, sabe? A perfeição é tão inócuo, tão... tão... imperfeita... rs
A imperfeição fascina porque é verdadeira e a perfeição uma utopia.
Nem sei se escrevi bobagens, teu texto está f@#%, mas eu não ando muito bem...
rs

Um abraço.

Simone Ormelezzi Chersone disse...

A perfeição é apenas um Oásis imaginário, é uma pílula para não cairmos no sono, é a anfetamina das nossas emoções....
é apenas a procura num mar de ilusão....

AMO quando vc posta assim todo colorido....

Jackie disse...

Oi meu querido!
Ando meio ausente né?! Torci o pé tem 15 dias e estava de molho!!!
Mas estou voltando aos poucos!!!
vamos no falando!
bjs

Unknown disse...

Marcos tem um questionamento pra vc lá no meu blog o/

bjos!