segunda-feira, 19 de novembro de 2007

"Não é Orgulho!"

Quando nós agradecemos pela gentileza dos outros, com um "obrigado", não é motivo de orgulho, é educação. Quando nós respeitamos o próximo, tratando-o bem, não é motivo de orgulho, e sim respeito. Quando nós procuramos falar o português correto, assim como escrever bem, não é motivo de orgulho,e sim de expressar-se bem. Nascemos num país que fala a língua portuguesa e então sua língua não é o inglish. Embora o país se "americanise" com jóias de ouro, fuja de sua cultura, eu continuarei forte com a minha cultura gauchesca e brasileira.

Quando nós procuramos demonstrar somente a verdade, não é orgulho, e sim passar o fato que ali passa-se, que ali acontece. E não ser fantasista e demonstrar algo que não seja verídico. Já chega a desinformação e a procura pela real informação. Pois em cada esquina há um pedacinho do que aconteceu, mas não há raiz da árvore que lá cresceu.


Quando nós cumprimos com o nosso dever, um exemplo: tarefas cumpridas no nosso serviço, não é orgulho, e sim a cumprição do dever.
Quando nós nos encontramos num bate-boca daqueles, onde não há outra forma; não há saída, se não a discussão, os que conseguiram manter a calma, saíam-se bem, pois ouviram primeiro e creio eu, perceberam os melhores momentos de dar a sua opinião. E isso não é orgulho, e sim paciência.


Quando nós damos "bom dia" ou seja o que for dessa linha, não é orgulho, e sim o desejo de bom dia, boa noite... Quando nós procuramos fazer as coisas bem feitas, o máximo do máximo, o melhor do melhor, não é orgulho, e sim dedicação. Quando nós lutamos por algo, o sacrifício acontece, não é orgulho, e sim a busca da conquista de um sonho. Isso é lutar pra vencer!


Quando nós mostramos que sabemos algo, não é orgulho, e sim conhecimento. Quando nós deixamos o sentimento nos levar, não é orgulho, e sim viver.
E viver não é fingir, é sentir, é estar presente em cada momento, sendo ruim ou bom. Mas quem fingi, também senti. Independente do que for!
Quando nós ficamos tímidos perantes certas situações, não é orgulho, e sim humildade. Humildade que se dá e que se ganha, isso é fato, isso é de se ter orgulho.

Pois o orgulho ruim, como dizem " a terra come", e acredito nisso, pois nada que possuímos de material ira conosco quando partirmos, mas o que fizemos ou deixamos de fazer, isso creio que ira.

Quando nós dizemos coisas tão lindas, tão incomuns em alguns vocabulários, não é orgulho, mas vontade de explorar novos dizeres com sentidos iguais.
Um exemplo: âmago, que é o substantivo de importância. Que significa também coração.


Quando nós procuramos viver a vida com amor, sinceridade e paixão por ela, há justificativa pelo o que a gente tem orgulho. Mas quando deixamos nos levar por coisas que prejudicam outros seres, isso não é nada agradável. Pois a arrogância é horrível, é desumana. Então vamos viver com consciência e pensarmos muito bem nas nossas atitudes, e sobre o que anda acontecendo na família, no serviço, no mundo.

Pensem!!!


Marcos Ster

Ps:Olá, amigos!!! procurem ler, quem não leu, a poesiA abaixo.

7 comentários:

Kari disse...

Quando tu me disse, "é sobre o orgulho, mas a parte não orgulhosa", confesso que fiquei sem entender.
Mas agora eu tentendi sim.
Caramba! Muito bom!

Ás vezes eu vejo as pessoas tão orgulhosas por algo que fizeram, mas olhando dessa forma como tu escrevestes, eu vejo que elas não fizeram nada além do que deveriam, não foi nada extraordinário...

Ei...
Beijão pra tu

Lais Camargo disse...

Realmente...
como o brasil seria mais culto se aprendêssemos a cultuar o orgulho de sermos brasileiros.
a amar nossa pátria, e exaltar valores hoje obrigatórios e impostos a nós...
nos eua o patriotismo eh tanto que as pessoas trabalham pelo progresso da pátria, imagine a honestidade chegar a tal ponto aqui?
talvez assim o sistema carcerário funcionasse,
talvez assim as escolas supletivas terminassem,
talvez assim fôssemos dignos dessa pátria mãe gentil....

sopros de luz!!
um belo texto!
ótimos exempls!
=*

Suelen disse...

Adorei!!
Seu texto me lembrou um de Charles Chaplin que ele cita as mesmas coisas... de que td que fazemos se fosse feito humildemente seria mais verdadeiro, mais generoso e mais significativo pra quem praticou e pra quem recebeu...

Beijão querido!!
Ótima semana pra ti!!

Alexandre Hallais disse...

rs

é isso aí!
Tem um povo que divide o mesmo espaço que o nosso, no mesmo país que deveria ler seu texto.

Penso da mesma forma.

Quero fazer uma camisa: A MODA É SER EDUCADO!

Abraços.

tirado da mente disse...

Oi nhamor só estou passando pra te dar um oizinhu já q tu me abadonastes rsrsrrs...bjinhuxxxse cuida

M. disse...

Oi

Já passei por aki, algumas vezes mas só agora resolvi escrever algo, talvez pq tenha me tocado .

Tem pessoas q se orgulham d ter feito algo q nunca passou d pura obrigação .

Ah tb li o post anterior.... bem realista .

Bjao

Pripa Pontes disse...

concordo e vou mais além, acredito que o orgulho aparece qundo deturpamos essas atitudes que falasse tão bem, esses atos em sí, não são orgulhos, dependendo da intenção em que se é feito.
dizer "orgulho em ser brasileiro" pode ou não ser negativo, dependendo da maneira como vc aja e sinta ao afirmar isso, se esse prgulho for motivo de se considerar superior e etnocêntrico aí sim, há algo errado, deturpado, no sentimento de amor e doação à pátria que deveria existir.

ótima reflexão!

Bjos.