quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O(s) Herói(s)


(Se não quiserem ler este texto ligado a política, dirijam-se, se quiserem, a outros textos.)

Os heróis aparecem num momento e depois se escondem. Os heróis por serem os mesmos, salvam vidas e depois se escondem. Os heróis vivem do segredo. Para eles o segredo é tudo, pois se o descobrirem a imagem de "herói" desaparecerá fácil no ar, como uma bolha de sabão. Vivemos num marco onde os heróis aparecem e desaparecem. Se escondem atrás das câmeras de tv, e do microfone do rádio. Falam bonitinho na tela e no rádio, e longe desses soltam o ditado de um cidadão qualquer, sei lá.

Mas vou dirigir-me direto ao assunto: Que é a declaração feita pelo Lula, aos jornalistas durante a metida que ele deu no tema da hora: " Por que não se calas", dito pelo rei da Espanha. Lula disse que o que aconteceu entre eles é uma coisa "natural". Ele disse também que o seu colega, Hugo Chávez, executa a "democracia" como ninguém no seu país.
Protegeu, Chávez, dos ataques feitos pela imprensa.

Mas bem, um ditador como o Chávez executa a democracia no seu país? Onde a imprensa foi proibida de transmitir notícias sobre os protestos que por lá rolaram contra a mudança de constituição, criada por ele mesmo. Onde nenhum cidadão tem liberdade de escolher o que quer. Vivem num cerco não podendo nem ir para o banheiro sozinhos. Pelo menos lá, Chávez, colocou o que ele quer.

E aqui no Brasil é o povo sem a intromitação, sem o interesse no que rola pelo centro do país. Sem interesse na política do seu país. Aqui o povo é colhido, não discute, muito menos tenta opinar sobre a situação da sua pátria. Eles podem até ficar ligado no que acontece, mas em vez de brigar pelo próprios direitos que a democracia dá, não brigam.
Quando digo: "Não lutam pelos seus direitos", não é só envolvendo a política e sim a vida como cidadão. Vivemos num mundo rodeado por ilusão, com promessas de riqueza eterna, e não é bem assim.

Nada na vida é fácil, pois o que vem fácil vai fácil. Nada! Pra vencer, basta lutar!

Mas ficou pra trás uma coisa: O HERÓI! Cadê o herói? Envolveu tanta coisa numa escrita e não chegou a conclusão. Pois bem, o lula foi um herói na época da eleição, que rolou no ano passado, com 51, 52 por cento de votos conquistados num país de autoritáristas. E agora ele é o carinha que está em cima do muro.
"O homem que ia mudar o mundo. Agora está em cima do muro", dizia Cazuza. O senhor presidente não responde coisa com coisa, e só enrola. E é assim que "enrolando", que se chega aonde quer na política do Brasil. Vereadores, deputados, senadores, prefeitos, dizem "oi" pro céu e a terra, e com este "oi" conquistam os desatualizados, os desinteressados. Ele na entrevista que deu hoje, deixou vários exemplos de ex presidentes que ficaram nos cargos por 8, 16 anos.Creio que com essa declaração acenda-se as chamas para concorrer ao terceiro mandato num país de analfabetos, e ainda com novidade na eleição: Sem o voto do povo. Mas ele anda pensando bem, pois sabe que a maioria não tá nem ai pro que rola no país. Os heróis são a hipocrisia e a desigualdade, sustentada sempre por uma nova ilusão.



Marcos Ster

3 comentários:

Pripa Pontes disse...

De que adianta vivermos num país democrático, se não exercemos essa democracia por puro desinteresse, quem se preocupa, de verdade, com oq eu rola em Brasília, quem estuda minusiosamente as propostas dos canditados n só a presidente-governador-prefeito, como dos a deputados-vereadores?

complicado.

e Lula acaba com qualquer imagem positiva internacional desse nosso país.

Bjos.

P.S:qndo der passa lá no rotineiro ^^

Admin disse...

Eu não sei dizer se Hugo Chávez, é o mais democrata mais pelo ao menos ele faz e diz o que pensa...

No brasil tem muitas mascaras, dizem que o Brasil é democrata vc acredita nisso? eu não se realmente fossemos "livres" poderiamos escolher em realmente em votar ou não e não ter o seu título caçado...

Pô na real política me deixa muito Bravo!!!

Kari disse...

Engraçado é que, quando começei a ler, pensei: eita, acho que ele escreveu errado, afinal, onde é que Chávez executa a democracia?
Mas quando vi que a declaração havia sido feita pelo Lula, aí eu entendi tudo.

Aff... o Brasileiro ás vezes me irrita, sabe? O brasileiro chega em casa, liga a tv, assiti a novela, na hora do jornal vai jantar e depois volta pra assitir a outra novela.
Na hora de lutar por alguma coisa, ninguém sabe. Agora, quando é pra falar da vida de fulana que separou do marido, ou da outra que teve filho na novela, todo mundo se junta pra batar o maior papo.

É, eu iria peguntar, "heróis, que heróis?", mas acho que tu já respondeu muito bem: "os heróis são a hipocrisia e a desigualdade, sustentada sempre por uma nova ilusão".

Beijão pra tu