quinta-feira, 6 de março de 2008

Pé de João Pisado

Bolhas no meu pé esquerdo apareceram e não fiquei preocupado. Mostrei a minha mãe e ela disse que eu procurasse um médico. Resolvi não ir. Pensei eu: "Isso não é nada! É só uma micose!" Passou-se duas semanas e mais bolhas apareceram. Daí a preocupação surgiu. Usei sem receita médica uma pomada dermatológica contra o sintoma que eu achava que era micose. Usei e aliviou, mas elas voltaram com mais força. Elas surgiram do nada. Surgiam como simples bolhinhas de água e estouravam. Não sou de ficar de pé-no-chão em nenhum lugar. Então no meio dessa segunda semana, fui ao médico de manhã. Chegando no posto médico expliquei para a doutora(não sabia quem ia me atender se médico ou médica), falei:

- Bom dia, doutora!
Ela respondeu o mesmo e já me perguntou o que seria.
-Bom dia! E o que te trazes aqui?
-Bem doutora, o meu pé esquerdo nasceram umas bolhas. E agora elas já estão maiores. Umas estouraram. Outras nascem e ficam cheias d`agua. Ardem. Tem algumas que estão até amarelas. O que pode ser isso doutora?
-Tu já teve alguma vez isso?
-Não!
-Teus pés suam muito?
-Sim!
-Deixa eu ver teu pé?

Tirei meu All Star preto. Tirei minha meia. Ela avaliou as bolhas, e disse qual é a causa disso:

-Primeiro, isso é causado pelo suor. Segundo, é, estão nascendo outras ali bem pequenas.
Por acaso dá vontade de coçá-las?
-Sim!
-Terceiro, esse amarelado numa das que estorou, é infecção.

Eu ao ouvir "infecção"fiquei apavorado. Não disse a doutora, mas pensei:

-Meu pé. Meu pé. Como foi acontecer isso?Nunca ando de pé-no-chão. Somente ando de chinelo em casa e de All Star quando vou trabalhar ou sair. Meu All Star é meu tênis preferido!

Continuei no seu consultório e ela me perguntou se a vacina contra o tétano está ok, pois cada dose tem validade de 10 anos. Disse que sim. Estava tudo em dia. Ela me indicou Permanganato de Potássio para secar as bolhas e o creme Novacort para não ter problema de não cicatrizar, pois atingiu em cheio o céu do pé esquerdo e sua superioridade. Dificultando o uso de meu tênis e chinelo.

-Tu usa, João Pisado, esse líquido de Permanganato de Potássio duas vezes ao dia em água morna, sendo uma colher de sopa para cada 1000ml. 15 minutos cada sessão.

-oK!- Respondi para ela.

João fez tudo correto. Continua usando e até agora os resultados de cura estão aparecendo. As bolhas já secaram. Umas fracamente estão surgindo. Mas está tudo bem com ele. Consegue usar seu tênis tranquilamente sem desconforto. Mas, João, não anda nada tranqüilo. Pois o que foi que causou aquilo no seu pé foi o calor que está acontecendo absurdamente em todo o planeta. Ele nunca ficara assim, foi a primeira vez que aconteceu isso com seus pés. Ontem, mas na verdade alguns dias atrás, ele ficou pensando que a culpa não é do calor e sim da estupidez dele e de todos que habitam o planeta terra. O ano começou e as coisas continuam igual para a natureza. Países ricos e pobres, continuam mandando tudo pro ar, sem pensarem no amanhã.

O planeta anda aquecendo, derretendo rapidamente.Países pensam somente em suas economias, na Olimpíada, nas eleições. Relatórios e relatórios. Pessoas fazem isso. Seres humanos concretizam tudo. Meu planeta e eu estamos sofrendo por falta de responsabilidade de cada um de nós de valorizarmos o que é nosso, o que é de todo os seres vivos aqui presentes. João, andou pensando em poetisar o que ele sentia e ainda sente. Mas, como que anda as coisas na natureza dele, a mesma que a nossa, ele desistiu e acabou mandando esta carta via pensamento, via consulta médica, para transmitir ao seres o que ele sente, como sendo um principais culpados pelo que anda acontecendo.



Marcos Ster

5 comentários:

Kari disse...

Eu já estava achando que a a estória do João não iria mais ser publicada. E fiquei super feliz quando a encontrei por aqui hoje...

Eu confesso que nunca dei muita importância quando falavam em "aquecimento global". Eu sempre pensanva que seria algo futuro, que não me prejudicaria agora. Mas hoje eu percebo o quão idiota fui em pensar isso... AFFF
A terra anda quente demais... Recife parece um forno. Sempre gostei de tomar banho, mas ultimamente eu tomo banho quase o dia inteiro... É calor demais... Se piorar, a vida da gente vai ficar pior que o pé do João Pisado...
E falando nisso... Eu espero que ele esteja passando a tal da pomada direitinho...


Beijão em tu!

Dani disse...

Ah, esse João foi bem esperto. Fez uma associação muito bacana! :)
E esse calor que sufoca, não dá vontade de fazer nada? E essa chuva que chega em enxurrada, que destrói casas, eletrocuta trabalhadores? Ai, ai... diz pro João que fiquei bem pensativa por aqui. Melhoras ao pé. E andar descalço faz bem! Cuidado com onde pisas, mas entrar em contato com a natureza. ;)
Bjão

Nanda Nascimento disse...

Começei a ler já imaginando a que ponto a história iria chegar, e por fim ela conclui com uma conscientização social.

Muito bom!!

Ótimo final de semana!!

Beijos e dálias!!

Pripa Pontes disse...

É verdade, a cada dia eu me deparo com algum efeito causado pelo aquecimento global. As ruas do centro da cidade, aqui em Recife, estão impraticáveis, gente de mais, vento de menos, sol de rachar...e os vendedores de água lucrando.
E os painéis da ONU continuam saíndo, os jornais continuam anunciando, e quase nada se modifica. E o que é pior! Se vc for atrás de produtos recicláveis, para amenizar a poluição do meio ambiente, eles são caríssimos! Parece que até disso o capitalismo se aproveitou.
E eu n sei onde terminaremos, ou melhor, como terminaremos.

Bem, melhoras para o João!



Bjos e boa semana!

Lais Camargo disse...

Pow guri, faz algumas semana que não dá o ar da graça lá no meu espaço ein!
desculpe-me por não ter comentado tão assiduamente por aqui também!
estou sem net em casa, vou voltar a comenta em breve e ler os textos antigos.
vi seu comentário no clube da insônia, estou há tempos querendo ler ' a erva do diabo' do castaneda, já terminou de ler? tem o livro ou pegou emprestado? se puder me emprestar agradeço muito.
saudades menino!
não suma
bjs
sopros de luz!!