segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Serão todos politizados?


Fico admirado e espantado ao mesmo tempo, quando vejo jovens, a maioria deles de classe baixa, fazendo campanha para candidatos dessa eleição, eufóricos. Bandeiradas para lá e cá.

Penso, todos que ali estão, devem ter lido "1968 O ano que não terminou", do Zuenir Ventura, um livro que aborda muito bem os fatos importantes da política brasileira, para terem coragem de esconder suas verdadeiras faces com as faces de candidatos?

Serão todos politizados? Entendem e sabem qual a função do vereador e prefeito na administração da cidade? Creio que não.

Os candidatos, como em todas as eleições que se passaram, deslocam-se aos lugares mais humildes, como morros e favelas das cidades para recrutarem pessoas para suas campanhas. Não dando nenhuma importância se aquele ser sabe o que é política e quem ele é.

Deveria ser proibido neste país a exploração de jovens, de até menores de idade, nas campanhas políticas desses funestos candidatos, que pregam palavras de honestidade, respeito e educação para a futura gestão, se eleitos.

Mas no meu País, abençoado pela natureza, não interessa o entendimento de questões importantes como política, literatura, que são, fora do Brasil, uma das questões mais importantes dos países da Europa e nos Estados Unidos.

E enquanto não mudar isso, continuaremos no memos lugar. Sonhando que Deus chegue na Terra e salve a gente do mal.


Marcos Seiter

4 comentários:

Antônio Dutra Jr. disse...

É, meu caro Marcos, infelizmente a grande maioria dos jovens não tem acesso - ou não procura - aos detalhes que permeiam uma eleição, alguns deles básicos, como saber a função de um vereador na Câmara, por exemplo.
Nos resta, ainda que quase sem esperanças, tentar fazer algo para mudar a partir do nosso voto. É isso, ou esperar por Deus. Sinceramente, tenho dúvidas sobre qual atitude é mais eficaz.

Abraço!

Érica disse...

Estamos todos sem esperança, porque sabemos onde está o erro, sabemos que poderia melhorar a vida das pessoas e o futuro do nosso país. E acho uma pena alguns se fortalecerem por cima da ignorancia do povo. Eles não vão mudar isso, simplesmente porque isso é um mercado pra eles. E muito lucrativo.

Eu nem tenhomais forças!
Beijão!

Luifel disse...

Concordo em genero, numero e grau com o Antonio.

O nosso povo é alienado demais. É mais eficiente confiar em Deus do que esperar q o nosso voto mude algo.

Abção!

Kari disse...

Acredito que nem todos sabem o papel da política realmente. Que nem todos sabem as funções de cada candidato, confesso que descobri a pouco tempo, quando realmente tive interesse e pesquisei.
Acho que, talvez, se não houvesse a obrigatoriedade do voto, seria mais fácil eleger quem realmente merece, pois só votariam aqueles, de fato, interessados.

É isso.
Beijão em tu