sábado, 18 de abril de 2009

DOMINGO DE FOFOCAS


Arte de Paul Signac
Marcos Seiter



Datas importantes, como de aniversários ou Páscoa, são motivos para a família Moreira se encontrar.

Todos os Moreiras se lembraram em se reunir para celebrar a Páscoa.
No domingo de Páscoa a família Moreira se reuniu no pátio da casa dum dos Moreira, o tio Heleno.
Na verdade era na área habitacional da brasília marrom-escura de meu outro tio, Ângelo.

Participaram os filhos e filha de meu tio Ângelo, e as suas noras.
A tia Lurdes, mulher de meu tio, viajou para Taquara.

Meu tio Ângelo assou a carne.
Meu tio Filo comprou o carvão e a carne.

Meu tio Heleno conseguiu o sal grosso para banhar a carne.
O fogo feito na churrasqueira de ferro, do seu chão forrado de tijolo, fora exclusivamente preparada pelo meu tio.
O carvão não demorou a queimar.

O churrasco foi cultivado por conversas fiadas rimadas com risadas.
O churrasco trouxe um pouco de confraternização entre os irmãos, irmãs, primos, primas, tios e sobrinhos.

Não teve música no ambiente rodeado de falas. Os únicos sons que rolavam por lá era blá-blá, glu-glu e ahahaaah.
A mesa onde se encontrava a salada de tomate com cebola, o arroz grudento na panela de alumínio, a alface sem vinagre, eram as câmeras que filmavam a confraternização dos Moreiras.

Minha mãe falou espontaneamente. Meu tio Ângelo, lembrado com tanto carinho na minha escrita, foi o garçom do churrasco.

A cada movimento da boca para soltar uma palavra, era uma garfada de emoção. Não pela carne de porco, de galinha, de gado bem temperada pelas mãos de meu tio, mas pela felicidade de cada um naquele círculo.
Foi um domingo de fofocas.

3 comentários:

Kari disse...

Saudade de quando reunir a família era bom assim...
Hoje é tudo tão diferente...
Eu, particularmente, não me sinto muito bem... Sinto-me um peixe fora d´água...

Mas que bom que algumas família ainda se divertem tanto quando estão juntas...

Beijos

Unknown disse...

Faz tempo que não postas heim?

Unknown disse...

ahh minha familia tbm se reune em datas comemorativas é bem legal, muiito fofoca e varios micos!
;D

beeijo.