sábado, 1 de setembro de 2007

Estoy aqui na escrita

Na última quinta-feira foi um dia cheio de descobertas.
Foi um dia cheio de descobertas, pois conheci alguns seres que tem blog.
Conheci no programa da TVE BRASIL:ATITUDE.COM. O tema do dia era: BLOGs. Então era dum assunto que eu estava para saber mais do que eu acho que sei, mas que a cada dia se torna uma novidade para mim. Foram convidados pessoas para dizerem a respeito deste mundo, desta vida bloguiana que é o blog. Fiquei sabendo que a cada quatro segundos(se não me engano)é criado um blog no mundo. E a vida de um blog é curta, pois as pessoas se desinteressam e acabam excluindo os próprios.

O blog entrou no Brasil no ano de 2000. No mundo anda crescendo o número de blogs, fazendo com que haja um interação universal entre as pessoas. A literatura do futuro:blog. E dai acompanhando o programa com muita atenção consegui anotar o blog do Renato e da Liv. Mandei já um recado ao Renato, que inclusive me respondeu.

E neste mesmo dia acompanhei o programa da TVCOM:ESTÚDIO 36.
Eles acompanharam durante toda semana a fantasia que viveu Passo Fundo, na sua feira do Livro. Teve entrevistas,é claro, de escritores. E a entrevista que fizeram do escritor DANIEL GALERA me chamou muita atenção. Me chamou muita atenção por quê? Ele respondeu uma pergunta a respeito de sua profissão, que ele não considera como profissão ser escritor e sim sem profissão.
Ele não gosta de ver como profissão a sua vida de escritor, pois atrapalha a sua criatividade, sua concentração numa história. Se ele ver como profissão ser escritor, as suas escritas se tornarão uma obrigação e isso não terá sentindo.

Através de suas angústias suas escritas surgem. Quando ouvi que ele tinha dito isso, queria poder ter algum instrumento para gravar as suas respostas, pois o meu pensamento a respeito do que eu sou, qual é a minha profissão, ele respondeu. Eu pensava isso, mas nunca disse pra ninguém.

Achava eu que eu era louco por pensar este pensamento!!!

Eu, Marcos, não sei quem sou. Não sei! Não sei se sou escritor ou jornalista. As minhas escritas, as minhas histórias surgem das minhas angústias, da minhas revoltas, da minha visão deste planeta Terra. Fico sempre me perguntando: Quem sou? E eu não sei me responder. E eu nem quero saber o que eu sou, qual é a minha profissão, pois sei que me atrapalhará e muito nas minhas escritas. Escrevo por escrever. Escrevo por que eu gosto. Escrevo por que eu sei que viverei a minha imaginação. Lerei a minha vida.


Por quê palavras de um mundo incerto?

Fiz o meu blog na véspera do Natal, no dia 24 de Dezembro. Tentei comentar no CLUBE DA INSÔNIA(no texto: FELIZ 2007, postado pelo Tico) e não consegui, e então vi que podia fazer um e fiz. Deixei meu comentário e depois disso comecei a escrever poesias, a escrever textos que surgem na minha alma e que continuam surgindo. Surgem das minhas angústias que eu tenho, da visão do mundo. Mas por quê PALAVRAS DE UM MUNDO INCERTO?
Neste mundo tudo é incerto. Mas mesmo assim as pessoas continuam vivendo como eternas moradoras do planeta Terra, e não é assim. São egoístas e gananciosas. São más. Vivem pelo materialismo. Muitas, creio eu, são dependentes do órgão material. Aqui na Terra é o bem e o mal, onde o bem pode ser mal e o mal pode ser o bem, e assim é a vida. Muitas palavras são ditas. Muitas certezas são ditas. E o que é certo e o que é errado? Certo é errar e errado é acertar? É eu responder ou ficar calado no meio dos calados? Prefiro errar do que acertar sempre. Vou acertar e errar, pois sou ser humano.
Ouvia " amor eu te amo, vamos viver sempre juntinhos". Me iludi com essas palavras tão valiosas, mas aprendi. Sei que o amor está dentro de mim e ele sim me ama. Me indigno em ouvir; que brincam com a palavra "amor", pois falam tanto "amor" e nem sabem o que é amor.
E o que é amor?
Mas o meu amor eu encontrei e aqui estou. Estou aqui escrevendo e me libertando desta liberdade inexistente.
Vivo a minha vida com os pés no chão. Me indigno com a estupidez, mas vou vivendo com amor chamado escrita.

Marcos Ster

15 comentários:

Kari disse...

Pois é. Tá vendo que não tem nada melhor do que "botar pra fora" tudo o que a gente sente? É muito bom. Ajuda a nos sentirmos mais leves.

Que bom que tu estas se encontrando aqui! Continua sempre assim, tá? Porque é muito bom ler o que escreves e saber que é tudo de coração!

Um beijão
Kari

Decifra-me ou te Devoro disse...

....amor próprio....
esse sim pode fazer c q saibamos amar ao próximo....
o mundo é incerto msm....e cheio de ilusões....nós.....frágeis seres tentando desafiar a ordem...por fim....nos resta viver essa dicotomia do bem e do mal

Kari disse...

Gostei das mudanças(mesmo que pequenas) no texto!

Beijão

Simone Ormelezzi Chersone disse...

Se você é leitor e escritor...tu és único!!!!

Cláudia I, Vetter disse...

Escrever é dar vida á existência do inalcansável pela própria vida, mas existe.
O giro do mundo faz de inúmeros meios para aparecerem os atributos e os meios, mas certas bases nunca dissipam; como do homem quase pele a palavra, é frágil e tocável.

O mundo já não surpreende com palavras gastas de amor e dificuldades de se aceitar; e é um processo que inicia-se fatalmente pelos significados próprios; dicionários de um caráter totalmente próprio.

Enfim, longevidade à satisfação!

;***

Cuide-se.

Fernanda Passos disse...

Lindo Marcos. Expressou o que sinto. Vou vivendo o mesmo amor que o teu(ainda bem que esse amor não é egoísta, o amor pela escrita.
Um Beijo.

Lais Camargo disse...

Tanto escritor quanto jornalista, encanta quem o lê guri!

Indico-lhe "a menina que roubava livros", resolvi ler por praxe, tava na listinha dos mais vendidos né, vamos com a massa e ver no que dá...e não é que me apaixonei pela narrativa?!! é literário ao extremo, e fala das palavras de uma forma tão mórbida e tão viva que é inexplicável, só lendo mesmo. Notei a mesma paixão nas suas palavras, na sua fuga, no seu esconderijo achado em meio as frases.

Sabe, fazendo o ENEM esses dias, resolvi falar do Einstein e sua teoria da relatividade, já que o tema era "o desafio de conviver com a diferença" pensei na palavra 'diferente'...questionei o fato de existir um padrão de normalidade, um molde de comportamento e até mesmo uma fôrma para aparência física!
creio que essa relatividade se aplica aí, no nosso yin yang interno e diário, nas escolhas que liberam o bem "sem saber direito o que é o mal" e vice-versa...

vale uma dica de amigavirtual: vingar-se das promessas de amor não cumpridas em palavras tão inocentes e belas só faz aumentar a indignação. Ouvi o verbo amar vulgarizado e dói, mas as palvras,coitadas, não tem culpa...Um dia a gente aprende a sentir o significado e sentir apenas pena das pessoas que ainda o desprezam ou malintendem.

sopros de luz!
=***

P.S: peço ajuda para encontrar uma denominação para esse amor inexplicável que depositamos nas palavras, não pode ser platônico quando elas nos acolhem tão bem...como nomea-lo?!

Suelen disse...

Adorei o texto!!
Tb continuo na busca incessante pra saber quem sou realmente!!

Ahh e pode deixar que não excluirei meu blog!!
Em breve postarei novamente!!

Bjusss!!

Hugo Simões disse...

E aí cara!
Deixei um premio pra você la no meu blog!
Não sei se você já tem..
Passe la depois!
Falou!

Auíri Au disse...

Se exprtessar sempre é o melhor para a alma...
perfeita sintonia.....


Abraços amigo!!


aUÍRI aU

Alexandre Hallais disse...

Toc... toc... toc... toc...
Com licença...

Brother, gostei muito do seu texto. O mundo está assim: amassado e deixado em um canto qualquer. Qualquer dia, eu vou levantar, desamassar o papel e reescrever a história.
Não deixe de escrever. A sua inspiração é a forma mais bonita e simples de expressar o mundo na sua visão.
Você é tão importante como qualquer outro escritor e saiba que não existe o melhor, nem o pior... o que existe é a alma pré-disposta a resumir tragédias e comédias em lindos versos.
Mantenha-se de pé amigo. Avante!
Você escreve bem, você está vivo, você é um vencedor...
Obrigado pela sua concessão, para que eu pudesse incluir o seu blog em meus LINKS.

Vou ler todos os teus textos...

Vou lançar meu primeiro livro na Bienal, aqui no Rio de Janeiro.
Está convidado, hein...

Um abraço do amigo,

Alexandre Hallais

Flávia disse...

Esse texto tem muito do que eu sempre quis dizer sem conseguir achar como.

Obrigada por verbalizar meus pensamentos...

Beijos!

Kukla disse...

Caramba.....
Me sinto como você.
Exatamente.
Beijos

Hugo Simões disse...

Bom, agora pude ler o texto com calma!
=D
É isso aí meu, continue escrevendo pois essa é sua paixão, pelos seus textos da pra sentir que vc realmente gosta disso, como eu!
Continue nessa sua busca pelo seu verdadeiro eu, busca que todos estamos.. Pois como vc disse, o mundo é incerto, o que é a verdade? Ninguém sabe, a única coisa que eu sei é que vc é um ótimo escritor.
Um abraço!

Kari disse...

Ei...
Tava lendo umas coisinhas hoje e achei uma poesia que me fez lembrar de tu e desse texto.

"Às vezes tenho idéias felizes,
Idéias subtamente felizes, em idéias
E nas palavras em que naturalmente se despejam...

Depois de escrever, leio...
Por que escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós nesse mundo apenas canetas com tintas
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?..."

Às vezes, Álvaro de Campos

Um beijão pra tu!

Kari