sábado, 20 de outubro de 2007

Ãhm... amor?

Numa quinta-feira à noite.
Numa casa há um ser que quer ser intelectual, que fica grudado em livros(principalmente de Filosofia), e que fica tentando filosofar as coisas que o rodeia. Se indigna com as palavras que ouve duma conversa do seu irmão com a própria namorada ao telefone. Seu irmão liga para sua namorada, e começam a conversar:

-Alô, amor -fala ele.
-Oi, amor- responde ela.
Ele com toda a felicidade estampada no rosto, por estar falando com sua namorada diz:

-Amor, tenho uma novidade pra te contar.
-O que é amor?-disse ela.
-Amor, eu tenho uma oportunidade de atuar de cobrador numa empresa de ônibus. Não hajas legal? Amor, vai ser uma oportunidade de eu ganhar minha grana, e assim poder passear por aí contigo. Sem precisar da ajuda de meus pais. Não hajas legal, amor?
E ele com um ar de ansiedade esperando por uma resposta positiva de sua namorada, ouve dela o seguinte:

-Se tu pegares esta vaga de cobrador de ônibus, será um homem sem namorada -disse ela.
Ele espantado e nervoso por uma resposta que não esperava disse:

-Mas amor, se tu me amas deve confiar em mim. Se existe amor entre nós acredite em mim, Amor, por favor?
Ele suplicou a ela sem perceber ou conhecer o que é amor. Ele chegou a dialogar várias vezes com ela tentando justificar a oportunidade de cobrador de ônibus duma empresa.
Depois passado a insatisfação com a resposta de sua namorada, o irmão que fica grudado aos livros(principalmente de Filosofia),e que tenta filosofar sua rotina, as coisas que lhe acontecem diz para o irmão que falava ao telefone:

-Irmão, te liga com isso. Amor não é liberdade, paixão, carinho, afeto, respeito e mais importante ainda, para que se mantenha uma relação saudável, é ter confiança. Não hajas, irmão?
O irmão que falava antes ao telefone com a própria namorada diz ao irmão que quer ser intelectual:

-A namorada é minha. E eu sei como que encaminho meu namoro. Não se mete onde não é chamado. Não se mete!
O irmão metido, que se meteu na conversa não esperava uma reação dessa(de seu irmão), e ficou pensando nas coisas que aconteceram. E por completar, a mãe dos dois irmãos falou:

-Não se mete no namoro do seu irmão. Não se mete!
Tu deves arrumar um rabo de saia pra acabar com esse mau humor. Lê e continua com essa ignorância, vamos parar com isso. Tu não sai. Só se mete nas conversas dos outros. Cuide de ti. Desse jeito não vais namorar ninguém!
O irmão que quer ser intelectual, com uma voz brava e limpa, diz:

-Mãe, não é querer se meter, mas vocês vivem nesses mundos das novelas. Onde o telespectador imita aquele personagem da novela. Onde juras de amor fáceis e mentirosas se tornam comum. Pois é novela. Quem de vocês pega um livro para ler, para adquirir conhecimento? Saber um pouco das coisas que nos rodeiam? Da história, quem sabe? Quem? Eu vivo uma realidade e procuro o surrealismo. Pois essa realidade é doentia e as pessoas não estão percebendo isso. Eu vivo num mundo enquanto vocês vivem nesse "mundinho".
Desculpe, mãe! Mas já que me provocaram e não quiseram me ouvir, tive que ser ignorante e falar assim com a senhora. Veja bem, eu depois de ter vivido um namoro com amor pra lá e pra cá, aprendi um pouco do que é namorar, mas não aprendi o que é amor. Amor as pessoas andam interpretando como um gozo na cara. Um sexo bem feito. E amor não é isso. Amor, mãe, não sei o que é. Amor, mãe, eu sei que existe dentro de mim, mas não sei explicá-lo. Desculpe, mãe!

E o irmão metido a intelectual e a filosofar as coisas que lhe acontecem falou isso.



Marcos Ster

Ps:Queridos amigos, não deixem de ler o texto anterior.
Ps2:Bom resto de finde!

12 comentários:

Kari disse...

Como eu vou morrer dizendo, o amor é inexplicável.
E como eu já aprendi(ou entendi), eu tenho o amor dentro de mim, apesar de não entendê-lo e sem saber explicá-lo. Mas eu o tenho. E talvez, um dia, quem sabe, eu o dê a alguem, ou não...

Ah... e eu discordo da tua mãe, tu não deves procurar nenhum rabo de saia não... *risos*

beijão pra tu "gauxinho"
Kari

Lais Camargo disse...

amor eh bicho solto.
que bicho é, aonde anda, porque se atira, a quem provoca....ninguém sabe.
mas uma hora ele atropela a gente, leva pra lugares inimagináveis, faz coisas que requerem muita coragem, e provoca um alucinação e embaralhamento desentimentos que não sei bem explicar...estou confusa, ando amando tanto...mas ainda não sei bem o que ou quem.

sopros de luz!
=*

Thayssa disse...

"...essa realidade é doentia e as pessoas não estão percebendo isso..."

concordo, e concordo com a Kari também, o amor é inexplicavel.!

Adorei teu blog.!
:)

Beijos, fica com Deus.!

Simone Ormelezzi Chersone disse...

Sim...Sim...Salabim!!!!!!!!!!!!!!
O amor é algo inexplicável, possue facetas diversas e contraria todas as leis pregadas pelo homem...
Mas, também o amor pode ser facilmente confundido com, acomodação, interesse, companheirismo, medo, solidão...
Ahh!!!! o amor....

Bjs

Alexandre Hallais disse...

Belíssimo texto brou!

Quem ama exerce a prontidão de estar de pé ao lado da pessoa amada.
Seja como for... o fato de ser ou estar de alguma forma, não significa que será para sempre. Melhoramos a cada dia...
Quem ama sabe disso...
Quem ama reconhece...

Abraços

Pripa Pontes disse...

pois é acabamos falando do mesmo em nossos posts, n é? porém com diferentes palavras.

mas a verdade é que realmente amor não é algo que se descreve,
amor é algo que se sente.


Bjos.
Boa semana!

Fernanda Passos disse...

Isso! Amor n tem conceito. Mas castração certamente não é.
Lindo texto Marcos. Pelo visto andas filosofando mesmo!
;)

Alle Nascimento disse...

simples, e genial...

ps. amor, sei que tenho dentro de mim mas não sei explica-lo.


abçs

ps2. tú tbm é fã dos P-eses? rsr

Natália Nunes disse...

Vish!

Ah, eu também não sei o que é Amor. Acho que saber o Amor muda com as nossas mudanças.

Ai, complicado, complicado haha.


Abraços.

Anninha disse...

Namaste !!

Acho que ninguém realmente conseguiu explicar o amor, é mais facil viver ele, sentir do que tentar explicar...
Com relação ao amor, o ponto de vista de quem vive e de quem está de fora observando são simplesmente opostos (obvio).
Mas não podemos deixar de dar nosso palpite nisso, e esperar que um dia as pessoas caiam em si e não se deixem dominar tanto por algo que não sabem explicar, apesar de que o amor é o amor... Quem nunca caiu de amores que atire a primeira flechada... =)

PS : acho que é mal de toda mãe achar tudo nessa vida se resolve com um relacionamento.
Ao ler sua mãe dizer lance de arrumar alguém foi como ouvir a minha mãe : Tu deves arrumar um rabo de saia pra acabar com esse mau humor. (só q no meu caso um par de calças)
Não é mau humor é apenas um questão de não saber ficar calado diante de certas coisas... difícil fica ‘’absurda, abmuda e abcega’’
Bjos e agradeço a tua visita

Cícero Nascimento disse...

Que legal achei vc aqui.

abraços

Alexandre Hallais disse...

Fala brou...

Eu estava pensando em te mandar um e-mail, mas resolvi comentar aqui:
Estamos esperando "sua voz" em seu blog. Seus leitores devem estar com saudades, pelo menos eu estou com muita saudade.

Não sei se já te ofereci, mas quando quiser cair para o Rio de Janeiro, pode vir aqui para nossa casa, ok? Eu moro com minha esposa e minha cachorrinha, ok?
Será um prazer recebê-lo.

Gosta dos Engenheiros do Hawaii?

Sou fã dos cara desde 1986, mas eles começaram em 85.

Se liga nesta música, eu me amarro.

Piano Bar
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger

O que você me pede eu não posso fazer
Assim você me perde, eu perco você
Como um barco perde o rumo
Como uma árvore no outono perde a cor

O que você não pode, eu não vou te pedir
O que você não quer, eu não quero insistir
Diga a verdade, doa a quem doer
Doe sangue e me dê seu telefone

Todos os dias eu venho ao mesmo lugar
Às vezes fica longe, difícil de encontrar
Mas, quando o neon é bom
Toda noite é noite de luar

No táxi que me trouxe até aqui Julio Iglesias me dava razão,
No Clip Paul Simon tava de preto más, na verdade não era não
Na verdade nada é uma palavra esperando tradução

Toda vez que falta luz
Toda vez que algo nos falta (alguém que parte e não volta)
O invisível nos salta aos olhos
Um salto no escuro da piscina

O fogo ilumina muito por muito pouco tempo (muito pouco tempo)
Em muito pouco tempo (hei) o fogo apaga tudo
Tudo um dia vira luz
Toda vez que falta luz
O invisível nos salta aos olhos

Ontem à noite eu conheci uma guria
Já era tarde, era quase dia
Era o princípio num precipício
Era o meu corpo que caía

Ontem à noite, à noite tava fria
Tudo queimava, nada aquecia
Ela apareceu, parecia tão sozinha
Parecia que era minha aquela solidão

Ontem à noite eu conheci uma guria que eu já conhecia
de outros carnavais com outras fantasias
Ela apareceu, parecia tão sozinha
Parecia que era minha aquela solidão

No início era um precipício um corpo que caía
Depois virou um vício (Foi tão difícil) acordar no outro dia
Ela apareceu, parecia tão sozinha
Parecia que era minha aquela solidão


Valeu Abraço

Alexandre Hallais - Seu amigo