sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Oh, não!

Como gostaria de ter poderes para controlar meus pensamentos, minhas lembranças, minhas emoções.
Sinto não ter este dom, esta prática de conseguir segurá-los. E desta forma entro no meu passado mesmo não querendo. Percorro caminhos que não são os mesmos que estão na minha cabeça. Não entendo! Não consigo encontrar uma forma pra que isso não aconteça, de eu ficar pensando coisas que não fazem bem pra mim, na minha caminhada que sigo pra não sei aonde. Penso e me emociono com coisas boas e más que vivi. Coisas que um dia me fizeram tão bem que de repente viraram-se contra mim. Não entendo esta revolta do meu sentimento.
Não posso culpar o meu pensamento, as lembranças e as minhas emoções por isso estar acontecendo.
Mas não entendo o domínio que eles têm sobre mim. Sei que cada um é uma peça da outra causa, de outra ocorrência. Como um quebra-cabeça. Mas quero entender. Pensamento nos leva as lembranças, e as lembranças nos levam até as emoções. E chegando nas emoções, tudo fica à mercê dos sentimentos, que é uma coisa que é difícil de ser controlada dependendo do choque que recebemos nas descargas com cargas do bem ou do mal. O que é bom, que traga carinhos, harmonia, felicidades e alegrias. O que é mau, que traga desamor resultando infelicidades, é difícil de voltarem ao equilíbrio. Nós seres humanos somos monólogos nestes sentindos. Somos os únicos seres vivos que tem uma complexidade de sentidos. Ainda mais quando é marcante. Que marca o ser que vive intensamente cada momento presente, tanto com o pensamento tanto com a intenção de querer viver; fazer algo. Acho que eu por ter vivido cada momento presente com sinceridade, me deixou marcas até os dias de hoje. Até os 22 anos, e nem sei até quando vai este viver com o passado, que tanto me deixa quieto.Às vezes inquieto. Isso é raridade. Vivo. Tenho está idade, onde pareço partir para uma nova fase, um novo mundo, que assim conheço a cada reflexão. Reflito muito nas coisas que me acontecem de bem, ou de mal. Cada momento é um pensamento, uma lembrança, e um não querer viver estas emoções. Mas como posso negar estes pensamentos, lembranças, emoções, e que se transformam em sentimentos. Sou um mero ser humano que veio parar no planeta dos seres vivos. Que tem sentimentos. Que se alimenta como qualquer ser humano(Alguns são vegetarianos). Que corre sangues nas veias. Que respira. Que viaja em pensamentos insanos. Também adora viajar nos pensamentos que o fazem doer a cabeça. Os bons. Os por quê. Mas vive. Não tenho nenhuma fórmula para controlar meus pensamentossentimentalistas, e creio que não existira um filósofo que mostre como posso fazer para que eu não tenha sentimento. Que eu me torne um robô do mundo televisionista ou mercantilista. Que induzem seres infantis, adolescentes, jovens e adultos para um não sei aonde.
Mas sei que a maior parte das emissoras que ocupa o mundo televisionista, é inútil para o meu enriquecimento cultural. E esses induzamentos levam para a pobre inteligência. Existem canais culturais, mas não são grátis. Mas quando grátis, fecham suas portas, pois não tem audiência. Esses seres não acompanham o mundo do aprendizado. Do saber. Se acompanham, não é o que deviam acompanhar. Ilusão, é como se chama esse induzamento.
Não controlo meus pensamentos, lembranças, emoções e sentimentos. Pois se eu controlar, não viverei.

-Viram como não consigo controlar meus pensamentos, minhas idéias?
Pois penso e escrevo.

Repito em voz alta:

Sou um mero ser humano que não tem poderes mágicos para controlar o próprio interior.
Vai navegando com seu barco por mares conhecidos e desconhecidos.
Onde sabe que não sabe onde chegará.
Vou navegando!

Marcos Ster

3 comentários:

Kari disse...

Caramba! Muito bom!

Acho que todos nós seguimos navegando por aí, sabendo apenas que não sabemos o destino.

E também acho que não és o único que não consegue controlar pensamentos, lembranças, emoções e sentimentos.

Os pensamentos estão sempre com a gente. Queiramos ou não, eles estão. Ás vezes, quando deito, tento não pensar em nada pra descansar, sabe? Mas não consigo, os pensamentos ficam vagando...

E quanto as lembranças, acho que elas se tornam parte de nós. Sejam boas ou ruins, elas não um pouco de nós. Elas nos mostram o motivo de sermos como somos. Eu acho!

As emoções, creio eu, estão muito ligadas ao pensamento, as lembranças e ao sentimento.

E o sentimento? Ah! Ninguém escolhe gostar do que gosta, nem amar o que ama ou quem ama. Sentimento, pra mim, é que nem amor, inexplicável. Você sente e pronto!

Um beijão pra tu "gauxinho"

Kari

Lais Camargo disse...

Caramba..
essas rimas cutucaram tanto a humanicade que fiquei entranhada, perdida no texto, admirando algumas palavras com afeto de irmã...olha! descobri pelo que ando apaixonada! as plavras tçao mágicas que só elas mesmo pra explicar o interior.

sopros de luz!
=*

Fernanda Passos disse...

A única coisa que nos deixar, não sem sentimentos, mas sem a compreensão coerente deles é a alienação.
Essa é foda. Tão forte que, por vezes, os alienados a té se tornam(sempre) mecânicos, como robôs a repetirem comandos pré-estabelecidos.
Ainda bem que n és assim. Tua crítica é forte.
Bj.