quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

4.7 Ligação

Desde o primeiro banco de passageiros, dos 46 existentes, percorri meus olhos para ver se esse tal Paulão estava dentro dele. Por alegria minha, não tinha ninguém suspeito.


Mas mesmo assim pela segurança, ficava atento a cada novo passageiro que entrava dentro do ônibus. Discretamente fiz isso, sem medo. Felizmente nada aconteceu e segui minha viagem. Cheguei em casa 23:30hs. Neste momento já estava mais calmo, mas preparado para amanhã. Fui jantar e acabei dormindo 01:10hs da manhã, sendo que acordo 06:15hs. Pegando no serviço às 07:30hs. Meu dia de trabalho percorreu normalmente. Por coincidência quando fiquei pensando em tudo isso que estava acontecendo, pensei e pensei certo, que as ligações e as mensagens que eu recebia à noite, no horário de aula, não as recebia durante o dia. À noite de quinta não foi diferente das outras que já passaram. Fui para aula. Deixei meu celular desligado. Liguei ele somente na hora do intervalo. Mesmo deixando ele desligado, meu nervosismo não se desligou. Não tinha e não tem nenhum botão desenhado com um telefone na frente vermelho para que aperte e desligue. Estive nervoso todo tempo. Liguei o celular. Foi estranho ligar o mesmo e ver que não tinha nenhuma mensagem do Paulão. A primeira vez que aconteceu isso. Realmente as caixas de chamadas e mensagens, estavam vazias. Achei muito estranho que resolvi manter ele ligado o resto da aula. Será que acabou seus créditos? Pois “ele” ou “ela” está usando absurdamente sem controle, com mensagens e ligações a todo momento.
Lá pelas 21:47hs recebo uma mensagem. Fico curioso para saber de quem é. Será que “ele” ou “ela”(Nem sei mais se é homem, bicha ou mulher que está fazendo isso comigo. Ando confuso!) vai falar sobre o que mais pensa, além de política, livros? O que será que vem por aí? Bah, fiquei nessa dúvida até que resolvi ler. “Oi, Amor. Tudo bem? Não sei se tu viu, mas observaste que sempre pergunto se tu está bem? Bah, espero que tu tenha reparado nisso. Preocupo-me muito contigo. A gente, Amor, convivemos com uma violência horrível. Pagamos nossos impostos até quando respiramos e o que ganhamos em troca: insegurança, lotação no SUS, um salário medíocre, desrespeito etc... Bah, não aguento mais! Mas veja uma coisa, Amor: Aqui em Porto Alegre e em quase todo o Rio Grande do Sul, a passagem de ônibus está sendo via cartão. É como se fosse um cartão telefônico, contendo 50 unidades, no caso 50 passagens para serem utilizadas. Mas eu ando observando que todo passageiro que utiliza este tipo de “passagem” , passa por alguns transtornos. Primeiro, a demora é imensa na hora do embarque. A roleta já vem com um aparelho no qual tu é auxiliado pelo cobrador a passar na frente do aparelho seu cartãozinho, para que possa passar pela roleta. Segundo, isso está fazendo com que todos os usuários deste transporte se prejudiquem, pois, todos devem passar pela mesma. Idosos, gestantes, crianças, todos passam. E quando há lotação nos ônibus, os responsáveis pelo transporte naquele veículo não tão nem aí. Eles socam mais e mais passageiros, até que fiquem nas portas da frente e de trás pendurados, sem ter como se mexerem. Amor, acho isso horrível e uma falta de respeito. Como odeio desrespeito, quero te pedir desculpas por todas aquelas mensagens que te mandei ontem, e por essas de hoje. Mas é que como já te disse irada na outra mensagem, que estava muito “brava” e “carente”. Mas seguindo com essa notícia a respeito do que anda acontecendo com a implementação da passagem via cartão, isso está criando o maior transtorno. Antes tinha um canto para os idosos dentro do ônibus. Logo na entrada. Oito lugares para os mesmos. Quatro do lado direito e quatro do lado esquerdo. Realmente era mais organizado e agora tem que passar todo mundo pela roleta. Por um lado é bom este novo meio de utilização, para que ninguém abuse com carona. E saiba mais, meu bem: os idosos que passam não recebem o lugar daquela pessoa que também pagou sua passagem, sendo que antes os mesmos, tinham uma facilidade em Ter seus respectivos lugares, quando era logo na entrada. Ele chegaram a deixar três lugares na frente. Mas estes lugares ficou parecendo canto de porco, um chiqueiro. É horrível ver estes cantos reservados por humildade. Ah! Mas tu estás ligado no que estou te falando? É o negócio da passagem “Tri ”. Nas propagandas de rádios e TVS aparecem dizeres dizendo que este “Tri” é “Tri fácil”, “Tri bom”, “Tri prático”, e ouvi dizer que até Fevereiro todas as linhas serão obrigadas a estarem padronizadas com essa nova forma de embarque nos ônibus. Isso promete muita complicação. Já ouvi comentários de passageiros que disseram que vão trazer “martelos”, o que for para arrancar aquele aparelho que autoriza as suas passagens pela roleta.
Um minuto de Stop: Amor, sei que abusei mais uma vez. Mas é que ando tão só, sem ninguém. Não aguento mais! Então resolvi, mesmo não sabendo do que tu gostas de conversar, mandar várias mensagens sobre o que anda acontecendo no momento atual do país, do mundo, leituras; assuntos de extrema importância para nós que vivemos isso dia a dia, sem piedade do capitalismo que nos consome, consumimos e alimentamos. Mesmo tu não respondendo sobre o que tu gostas de conversar, seguirei te mandando estas mensagens, tá? Ah! Pensei agir assim, que talvez seja uma forma de me aproximar de ti. Aos poucos(creio eu) te conquistarei com minhas idéias. Continuarei mandando assuntos a fim de que tu se mexa e venha falar comigo. Estou muito curioso para saber sobre o que tu pensa sobre política, vida, religião, sexo, sobre coisas que tenham valores para os seres humanos. Tu viu que dou muito valor para isso, e é de fato, porque tudo agora no mundo em que vivemos é só festa, bebida, putaria, futebol e funk, ou foda para os íntimos. O mundo brasileiro encaixa-se neste perfil. Mas é que a verdade é essa. Percorro cantos, lugares, e os assuntos prediletos que encontro são os mais medíocres e sem uma razão, uma natureza real do que é debatido. Eu, sinto-me muitas vezes sozinho neste mundo de mentes falidas. Ando mergulhado em livros, desde quando vi, gostei, aprendi que ele seria meu refúgio para qualquer anormalidade que batesse sobre mim, uma chance de poder navegar, ir ao espaço sem a utilização duma droga qualquer. Lendo livros, sinto-me feliz, em outro mundo. Quando voltei a ler, Amor, melhorei em muita coisa, como o meu modo de falar, que antes era um desastre. De vez em quando eu fico pensando em mim e nas coisas que fazia e falava. Bah, era um idiota! Somente pensava em novelas e sexo, pois tinha uma mente burra, uma rotina comum, nada diferente. Era do serviço para casa direto para TV. Ia direto acompanhar a novela do Tião. Um pescador que era protegido pela protetora de nossas águas, Iemanjá. Ele era muito corajoso. Amor, sabia dessa parte e de toda a estória desse personagem. No fim de semana era pior. Acompanhava direto o programa que ainda rola do Márcio Garcia. Não lembro o nome do programa que ele apresenta, pois isso já é passado para mim. Mas o que me dói muito, é que perdi muito tempo com essas besteiras. E será que realmente perdi tempo neste tempo que deixou-me muitos aprendizados? Às vezes penso que sim, outras penso que não. Penso que não quando vejo que as coisas da vida, não tem data, hora para acontecer. Que viver é errar e acertar. É encarar as coisas ruins como um desafio para ti como ser humano. Descobrir seus limites num certo limite. Vejo que não teve nenhuma perda de tempo. Se tivesse sido uma “perda de tempo”, eu não teria essa visão que eu tenho no momento atual da minha vida, da sociedade, do que acontece no mundo. Não saberia do que é realmente interessante saber para ter assuntos importantes para conversar, e fazer com que os outros debatam contigo. Fazer de uma forma natural que esses “outros” dêem sua opinião, seu ponto de vista sobre tal assunto, acontecimento. Tudo isso traduzido em uma invocação para uma discussão sobre tal tema. Eu gosto de conversar, de saber, de conhecer muita coisa. Aprendi com erros que a vida que vivo, pela movimentação rápida que ocorre no globo, deve ser assim, exercendo a procura pelo conhecimento, pelo saber. Por isso que adoro ler. Quem sabe eu ainda descubra que escrever é um tesão. Bah, vi que passei dos limites mais uma vez. Mas continuarei tendo essas atitudes até quando tu não se pronunciar a respeito do que sinto por ti. Ti amo! Ti amo! Tu é minha cara-metade! Tu não acredita nisso? Se tu não acredita, tende acreditar porque isso é a real. Não vê os artistas que dizem direto isso, e que depois aparecem com um(a) outr(o)a cara-metade na TV, ou falando na rádio? Acho que tu deve acreditar. O que eles disserem é a realidade. Ahahahhahahahhahah!!!! Bah, tentei buscar uma ironia nisso que acabei de te falar. Vendo que ironia surge dum acontecimento atual, que pela cultura da pessoa que irá ironizar, se transformará em uma obra sarcástica. E essa ironia aos ouvidos de outros seres serão como um despertador para realmente verem o mundo a sua volta, ou pode ser vinda como um saco de gargalhadas da infelicidade ou felicidade de uma certa ocasião, situação, o próprio acontecimento. Mas é que é muito engraçado que a fama, a grana, faz uma lavagem na mente dessas pessoas que vivem neste meio. E agora estamos em véspera de carnaval e muitas coisas vão acontecer.

3 comentários:

Kari disse...

Eita gota! Esse capítulo foi confuso pra mim...
É impressão minha ou ele tá sentindo falta do Paulão?????? Será que ele está começando a gostar?
Tá, tudo bem que o "cara" é até cabeça, mas daí a gostar "dele" é demais, né? Quer dizer, nada contra, mas ele era tão decidido sobre gostar mesmo de mulher.... aí aí que agonia.... Preciso saber agora onde isso vai dar, mais que nunca....

Ah! E tô adorando essa narração. Eu já disse isso? Mas é só pra tu saber, que tô adorando esse jeito novo de escrever as coisas...

UM beijão em tu

Lais Camargo disse...

Será que uma das coisas q vão acontecer no carnaval á um encontro pessoal com paulão? que pode ser na verdade paulinha??
quem sabe, quem sabe??
hehe
feliz ano novo menino!!
tudo de bomm!!
beijoss
sopros d luz!!

Flávia disse...

Oie!!

Me mudei, guri. Agora estou em http://sabe-de-uma-coisa.blogspot.com

Te espero por lá.

Beijo!