quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Viu??


(Depois de estudarem um desses livros, escutem Cazuza, com a canção Ideologia, ok?)


Meus olhos ardem. Meu coração dispara. A indignação me consome. A crítica surge.

Hás semanas estou para postar indicações de livros para vocês.
Fiquei adiando isso já há quase três semanas atrás, enfim, resolvi indicá-los hoje.
Desde Agosto de 2007 não faço nenhuma indicação literária para meus amigos. Ando desde do mesmo, mergulhado em conhecimento e escrevendo coisas próprias que impressionam a mim mesmo.
Surgindo sempre aquela perguntinha para quem escreve as coisas que vêm do coração: "Fui eu que escrevi?".


Pois bem, vamos em frente: Desde Agosto passado, li cinco livros, começando pela demasia de "Pornopolítica", do Arnaldo Jabor, sempre irônico e detonador de todas as espécies brasileiras e estrangeiras que se destacam com uma gafe, ou um ataque terrorista(corrupção, Osama)e por aí vai. Adorei ler este encanto de crônicas. Todas são fantásticas, só que a última crônica(Não vou dizer qual é, se não vai perder a graça!) é pra fechar este trabalho com chave de ouro. (Leiam!!!!!)
O segundo livro que indico nesta sequência que aprendi, é O mundo de Sofia, do mesmo autor de "O dia do coringa(este último não li! Ainda vou ler!). Tive uma noção do que cada filósofo pensava. Em breve estudarei cada um para saber mais e assim saber em qual filosofia eu me encaixo melhor.
O terceiro segue com o trabalho de André Batista, Luiz Eduardo Soares(Sociólogo) e Rodrigo Pimentel, Elite da Tropa. Excelente livro que te passa a real dum soldado Bopeano nas favelas cariocas, fazendo cumprir a lei que não estão nas suas aulas teóricas dadas pelos mesmos. Para eles guerra é guerra, e não tem papo, só balas. Para você que quer entender melhor sobre este assunto de extrema importância, sério, que pessoas humildes sofrem no dia dia carioca, é só ler para saber, e daí sim ter o conhecimento para contribuir com sua opinião a respeito deste assunto que foi levado e continua sendo brincadeira para todas pessoas(crianças adultas)que remedem os dizeres do Nascimento "Pede pra sair! Pede pra sair!". Se tu vivesse o que um ser humano, um trabalhador de bem, vive, nas favelas do Rio, com certeza não imitaria o capitão!
É patético ouvir o que ouvi quando falei a respeito do filme e do livro para uma colega minha de serviço. Disse detalhe por detalhe a respeito do que EU achei do filme, e que iria ler o livro, para assim entender mais, e sabe o que ela me disse: "Eu não vou ler, pois eu não vivo isso!", BAH, tive que ser um pouco ignorante com ela dizendo-a que ficasse quieta e que procurasse ler, pois saberá com o conhecimento, que ganhará ao ler, opinar sobre este fato social, e mais, quando em tua porta bater, tu lembrarás do que te disse. Ela ficou vermelha e pensei que ela iria bater as botas. Felizmente nada aconteceu! Foi só um choque para se ligar no que estava falando!
Quarta indicação literária é o livro "Bom dia angústia", do filósofo francês, André Comte-Sponville. Uma maravilhosa leitura sobre a morte, vida, escrita, sobre o que é angústia na nossa vida. (Leiam!!!).
Quinto livro de hoje é o "Diário de Che na Bolívia", uma narração dos fatos clara e simples. Vivi dia dia sua trilha, dificuldades, batalhas, a dificuldade em respirar por causa da sua asma. Procurei( como sempre faço!) sentir, viver, Ter as sensações do que leio e assim pensar o por que e o por que daquilo. Acompanhei-o até a sua morte. Sendo assassinado com todo respeito por sua coragem e bravura. Sua mensagem:

"Nasci na Argentina; não é segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se não ofenderem os ilustríssimos senhores latino-americanos, me sinto tão patriota da América Latina, de qualquer país da América Latina, como qualquer outro e, no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar minha vida pela libertação de qualquer um dos países latino-americanos, sem pedir nada a ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém..."

Ernesto Che Guevara
11.12.1964

Como queria Ter a coragem dele e entregar minha vida para as causas justas, pela libertação dum povo que sofre, fazer cumprir as leis no meio dos colarinhos, e se não fossem cumpridas, o fuzilamento seria a cura para a desonestidade cometida.
Seguirei fazendo a minha parte bem feita, com respeito, inteligência, sensiblidade, humanismo, e o principal, tudo feito com amor.


E no momento estou lendo a "Biografia de Che", de Jon Lee Anderson. São 900 páginas, com fotos e tudo mais. Ele era taurino, teimoso e decidido. Eu sou taurino, teimoso e decidido. Algo parecidotem temos. Minha avó era argentina. Então no meu sangue corre a alma castelhana, a revolta, A INQUIETAÇÃO, a indignação e a crítica minha por ser tão forte contra a situação política e social que está presente no nosso Brasil, não é por acaso.

Tenho apenas 22 anos!!!!!!!!!

Estudem!!!!!!!!!


Marcos Ster

3 comentários:

Kari disse...

Vi sim!!

Tens sim 22 anos, mas, como tu sempre diz, tu vive no mundo real, e não nesse "mundinho"...

Adorei as indicações dos livros. Só não vou dizer que fiquei com vontade de lê-los depois desse post, pois cada vez que tu me fala sobre algum livro, eu fico com vontade de ler.
Não são livros quaisquer. São todos livros críticos, interessantes e daquele que ajudam qualquer ser a crescer!!!!
E não vejo a hora de ler esses livros todos...
Ah! E os livrinhos de poesia (que não foram indicados) também!!!!!!

E ei... não pará de ler não, visse?
Que não tem coisa melhor do que ouvir as tuas críticas. Afinal, tu já deve ter cansado de ouvir que eu adoro esse teu jeito de ver o mundo, de se indignar e principalmente esse jeito de escrever sobre tudo... (até das tuas paixões, ou melhor... paixão) hehehehehehe

Beijão em tu

Menina Lunar disse...

Que máximo!! E é com esse olhar crítico e inteligente que se amplia a cada página lida, que você faz teus 22 anos virarem 22 mil anos-luz à frente de tanta gente arcaica e bitolada.
Parabéns!

Eu adoro Arnaldo Jabor, filosofia e Che.. Parabéns novamente pelo excelente bom gosto.

E não pare! Beijooo

Lais Camargo disse...

Boa tarde querido!
só não li os dois últimos, e achei as outras indicações geniais. são bons mesmo.
e persisto: deve ler a menina q roubava livros! vai fascinar-lhe!!

comecei minha facul de jornalismo há 3 dias e estou abarrotada de livros já!
mas estou apaixonada e com certeza de estar no curso certo!

parceiro profissional, lá vamos nós mostrando ideologias para o mundo então...
sopros de luz!
=*