domingo, 27 de julho de 2008

Minidiário de viagem - 2 Parte



(Leiam o texto anterior para acompanhar a evolução dessa escrita.)


Minidiário de viagem - 2 Parte

Dia 28 de março de 2008


03h:30minutos.

Acordei-me. Fiquei cochilando ainda na cama 20 minutos. Enfim, levantei-me e fui tomar banho, que achava que iria tomar. Não tomei porque paguei o Departamento Municipal de Água e Esgosto(DMAE) da minha cidade e fiquei sem a mesma.

04h:00minutos.

Perfumei-me todo e me vesti. Depois enchi com um balde, uma bacia de água, e lavei meu rosto com sabonete. Molhei meu cabelo e em seguida passei um creme no rosto, outro no cabelo, e rexona nas axilas. Peguei os vales transportes para pegar os ônibus e a carteira de identidade.

04h30minutos.


Chamei meu irmão que fora comigo até o aeroporto Salgado Filho, César.

04h40minutos.

Tomei um café acompanhado de um cacetinho com manteiga.

04h55minutos.

Escovei meus dentes e lavei minha boca, deixando um hálito melhor no ar.

05h:10minutos.

Fiquei no sofá aguardando meu irmão.

05h15minutos.

Saímos. Beijo e abraço fortemente minha mãe na despedida. "Vá com Deus meu filho!"

05h25minutos.

Pegamos o ônibus o qual era para pegarmos 05h20minutos.

05h38minutos.

Descemos na parada da Rua João Pessoa, bairro Azenha, em Porto Alegre. Ficamos esperando por uns 15 minutos o ônibus que fora levar a gente até o aeroporto. O frio na barriga e a ansiedade estavam presentes em minha pessoa. Fiquei a todo momento cuidando o ônibus que fora levar a gente.

06h00minutos.

Pegamos o ônibus que fora levar nós dois até o aeroporto.

06h27minutos.

Chegamos ao destino. Fiz o check-in e fui até o embarque, onde a pessoa responsável falou que eu fosse até às 07h30minutos, para a mesma. Antes disso fora me despedir de meu irmão. Como não deu para embarcar naquele momento, fiquei sentado e esperando bater 07h:10minutos. Enquanto isso, relia Pornopolítica.

08h:10minutos.

O avião decolou de Porto Alegre. Fora a primeira vez que eu viajara de avião. O medo foi inevitável, mas é muito bom viajar com o mesmo. O vÔO foi tranqüilo até o Rio, onde fora chegar às 10h15minutos, pois o estacionamento do Galeão estava cheio.

10h10minutos.

Preparei-me para aterrisar. A comissária avisa-nos para ficarmos na horizontal sentados e com a fivela ok. Alguns ignoraram.

10h15minutos.


A aterrisagem foi tranqüila.

10h20minutos.

A tranquilidade esteve comigo até este horário, pois, depois disso fiquei 40 minutos no Galeão. Uma desorganização do pessoal da Gol. E dos responsáveis pelo aeroporto. Tive que fazer todo o procedimento de embarque.

11h00minutos.


Embarco novamente no mesmo avião e 11h:15minutos, a aeronave se dirigiu a pista.

11h20minutos.

O avião decolou. A viagem até Pernambuco, tranqüila.

13h40minutos.


O comandante avisou que a tripulação se preparasse para o pouso em Recife.

13h:58minutos.

O pouso. Solo pernambucano. Terra de Manuel Bandeira, de Lampião e Maria Bonita, das praias famosas por suas belezas naturais, da dança frevo. Pernambuco. Brasil.

14h:12minutos.

Mais ou menos neste horário, peguei minha mochila e fui para o local de saída, onde encontrei a Kari, uma pessoa que entrou na minha vida, completando minha história. (Faz em Dezembro dois anos que nos conhecemos.) Logo depois fomos para sua casa onde eu ficará hospedado.

Entre 14h:50minutos e 15h:00minutos, chegamos em seu cantinho. Conheci sua mãe, a dona Adriani e sua cachorrinha Meg. Foi uma recepção bacana.

15h:30minutos.

Depois de ter arrumado minhas coisas num canto e ter tomado banho, o tão desejado banho, fomos almoçar. O almoço tipicamente nordestino, assim dito, creditado por dona Adriani,(e não há do que eu duvidar), foi: carne de sol, arroz branco, farofa de cuzcuz(parece farinha de polenta)e feijão verde. Fora a primeira vez que eu me alimentará da culinária nordestina. Adorei!

17h:40minutos.

Fomos a Olinda. Olhei o mar aquela noite. Passamos do lado dele de carro e ficamos por uns minutos eu, Kari e dona Adriani, observando as pedras que colocaram para tentar impedir o avanço do mar sobre Olinda. Fora tentativa em vão, assegura dona Adriani, pois as águas avançam. Segundo Kari, se acontecesse uma Tsunami, próximo de Recife, ela desapareceria do Mapa.

Já estava noitinha quando fomos até a Igreja da Sé, no Alto da Sé, onde experimentei tapioca de cocô e ouvi ao fundo da multidão que ali se encontrava: forró. A banda era desconhecida. Não gostei do que fora experimentar, pois não tinha gosto. Deve ter sido por eu não ter escolhido a doce. Conheci a Igreja da Sé, que antes só conhecia pela TV. É linda como Olinda. Antes desse relato, comprei umas lembracinhas para trazer para Porto Alegre. Lindas!

Voltamos para a casa. Conheci seu João, pai de Kari. Nestes momentos esqueci do tempo e me entreguei a ele, que por sinal não me incomodou. Deixou-me pensante. Depois fomos a praia de Boa Viagem, onde tinha o espetinho do Tchê. Aí comi um espetinho de coração, e um queijo de coalho assado. Este por último fora experimentar pela primeira vez. Uma delícia!

02h50minutos.


Fora dormir.


Nota: No vÔO de saída de Porto Alegre e o de chegada no Rio de Janeiro, fiquei cuidando das nuvens do céu. Senti várias vezes água dentro do ouvido. Olhava para aquele azul de baixo e de cima da atmosfera. Teve momentos que me perguntava:" Onde está o chão firme? Onde está o céu?", pois ambos eram azuis. As visões lá de cima são lindas. Fora uma honra ter pisado no Galeão,que um dia recepcionará Che Guevara, na primeira vez que veio ao Brasil, em 1961, quando Jânio Quadros era presidente. Rio: canto do meu amigo e irmão de alma, Alexandre Hallais.





Marcos Seiter

6 comentários:

Kari disse...

Ás 14:11:15, recebi uma mensagem: "Cheguei pqna"!
E foi tão bom te encontrar naquele dia. Tão especial...

Mas ei... Tenho que fazer um protesto... Tapioca é bom demais poxa! E, de coco e queijo é melhor ainda!!!!! hehehehehhhe

E sim! A Igreja da Sé é muito bonita, mas, quando tu voltar aqui, a gente vai lá durante o dia pra tu ver a igreja de dentro e ver o pôr-do-sol no Alto da Sé, pois é belo demais!!!!

E ei... É em fevereiro que faz 2 anos que a gente se conheceu, visse?

Um beijão pra tu

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Nossa, que bom conhecer Recife. É um lugar que de fato sonho conhecer. E um lugar aonde reside pessoinhas especiais, como a própria Kari.

:D

Maravilha de viagem.

hoho
Abração

Érica disse...

Owwwnn que lindo!
Sintonia é uma coisa certa mesmo.
E eu concordo com Kari, que história é essa que tapioca é ruim? É muito bom isso sim.
Vou voltar para os próximos capítulos.
Beijão.
:)

Camila disse...

Viajar é sempre muito bom!
Ainda mais quando se têm boas companhias no local visitado!
Ai ai...
Isso me tras tanta saudade!
Beiju
=)

Nanda Nascimento disse...

Olá Marcos,

A comida nordestina realmente é maravilhosa, como os lugares e as pessoas.

Ir para uma cidade dessas, ainda por cima ao lado de pessoas queridas realmente deve ter sido mravilhoso.

Beijos e flores!!

Cláudia I, Vetter disse...

Não lí tudo agora, mas fiquei risonha e com vontade de lê-lo, e voltarei.
Queria só me manifestar, como o sorriso de quem se importa por mais calada que seja.

;}