domingo, 17 de agosto de 2008

Eu não entendo o ser humano!

Não entendo o manifesto de algumas pessoas contra a minha atitude de agradecer alguém, com um "obrigado", quando algo está na visão deles, contraditória a minha.
Quando criança minha mãe sempre me disse:
- Meu filho, sempre agradeça as pessoas pela cordialidade em te fazerem algum favor.
Eu respondia:
- Agradeço sim mãe.
- Educação é tudo meu filho. Eu me esforço para que vocês sejam nesta vida pessoas decentes.
- Pode deixar mãe. Sempre levarei comigo esse exemplo e farei sim.
Serei eu diferente deles? Serei eu uma criatura desvairada, beirando ao princípio da baboseira?
Sinceramente acho que eu não estou neste vários quadros que cada pergunta mostrou.
Sou igual a eles. Tenho sentimentos benéficos e maléficos como qualquer um. Sou humano de carne e osso.
Desde que me entreguei a leitura e ao abrir os olhos para a vida, para o mundo que vivo, sou gentil, educado e perfeitamente consigo agir bem em qualquer situação que eu fora me encontrar na vida.
Essas atitudes a dois anos atrás não se encontrava em mim de jeito nenhum. Poderiam quebrar pedra sobre pedra que não encontraria nenhum vestígio de senso. Cansava de atravessar a fila do bus, sendo que antes de mim tinha idosos, adultos, jovens, crianças, gestantes na frente para embarcar no mesmo. Antes chamava o ônibus, este veículo de transporte público de bus.
Eu era mal-educado e não sabia.
Felizmente o meu mundo é outro. Consigo andar sem tropeçar em nada, sem atingir ninguém com alguma grosseria, embora eu seja alvo de críticas grosseiras de certos seres, eu continuo em frente com sonhos e leituras.
Minha vida mudou cem por cento desde quando fora me entregar ao mundo das palavras.
Hoje percebo fatos que jamais eu perceberá se continuasse na mísera cultura que louvava: novela.
A rotina mais conformista de todas era a televisão.
Tornei-me sensível perante o mundo.
Sinto aquele friozinho na barriga ao perceber algum ar de estupidez nos jeitos das pessoas. Gosto de olhar nos olhos de cada ser que me dirija alguma palavra ou impressão sobre minha pessoa. Fico como uma águia que lá do alto do céu mira em sua presa para que ela não escapa de suas garras. Mas minha visão é humana e não é para agarrar ninguém, muito menos machucar com o olhar alguém.
Agora vieram até mim e peguntaram:
- Por que tu agradeceu a pessoa, se foi tu que tirasse o xerox da folha?
- Porque ela fora me fazer o favor de trazer hoje à tarde este documento. Sendo que combinei. Ela sempre demora uns bons dias para me trazer algo que solicito e por isso também agradeci.
- Ah, tá.
Um colega se meteu no meio da conversa:
- Ele sempre foi assim.
Está provado que o ensinamento de mãe pega.
Marcos Seiter

7 comentários:

Kari disse...

Pega sim! Muitas das coisas que aprendi e que me ajudaram a formar quem sou hoje, vierem dos meus pais.

E não! Tu não és igual aos outros, apesar de ser de carne e osso e de ter sentimentos. Tu és diferente e não és igual a maioria. Tens pensamentos, desejos e comportamentos diferentes da grande maioria (que conheço, pelo menos) dos jovens da tua idade. Tu te importas com o que poucos ligam...

Talvez, por tu não se igual a todos eles é que tu és tão especial assim pra mim...

Lindo texto!
Beijos e mais beijos

Nanda Nascimento disse...

UaU Marcos!!

Gente educada é outro nível. As vezes educação assusta as pessoas, e creio que um bom berço é a diferença que existe entre todos. E a partir do momento que as pessoas perceberem que comportamento atrai comportamento (apesar de não achar certo, pois a minha educação não depende da de ninguém), e que tudo na vida é contagioso inclusive o amor, talvez tudo seria diferente.

Muito bom!

Beijos e flores!

Auíri Au disse...

Educação é base de tudo!!
Pessoas ignorantes, nascem a cada segundo no nosso país, graças ao fiél ensino que cega o olhar crítico das coisas, educação não é só saber ler e escrever, é criar um olhar senso do mundo ao nosso redor!

Abraços colega!

Cláudia I, Vetter disse...

Booooooa!

;D

Anônimo disse...

Apesar de hoje eu beirar quase o repudio a novelas, já as assisti.
E com ctz depois que me dediquei mais as palavras, parece que fiquei mais sensível, mais humana.
As letras representam um outro mundo que muitas vezes nos bitolamos dando atenção a coisas menores, no caso a novela.
E parabéns por ser assim, então.
Cada dia é um novo dia para crescer e melhorar.

Ah, li o último dia do diário e acho que não comentei lá, mas olhaaaa tem que vir de novo, correndoo! \o/
Nordeste é nordeste! \o/
hehehe
Ah [2], só uma dica: nada de cartola com refrigerante. A manha é ir comendo e tomando apenas alguns goles de água (porque é muito doce) e no final, toma o resto da água.
Pronto! Apreciou a cartola (diliuça!).
:D

Boa semana!
;*

Adriano DiCarvalho disse...

Seiter, muito OBRIGADO por escrever e nos permitir ler!

VOLTEI!!!

Abs.

Adriano DiCarvalho disse...

Esqueci de dizer que tem presente pra vc la.