domingo, 3 de agosto de 2008

Minidiário de viagem - 3 Parte

(Leiam a primeira e segunda parte deste minidiário para acompanhar os passos certos que dei em Pernambuco. Textos logo abaixo.)

Minidiário de viagem - 3 Parte


Dia 29 de março de 2008


07h:10minutos.

Acordei. Tomei banho. Logo fiz meu café acompanhado dum cacetinho com manteiga. Gosto. Não deixo de lado. Neste dia conheci Carol e Guti. Dois seres fantásticos. Agora não me recordo a hora, mas fomos para a praia de Porto de Galinhas, onde ficamos o dia inteiro.

Experimentei na beira da praia: Pitomba (uma fruta que tu deves partí-la ao meio, para sugar o lã que a cobre), Caldinho de Aratu(uma delícia. A cada colherzinha na boca: calorão), Bacalhau, Caranguejo completaram a fartura. Fora a primeira vez que provei estes alimentos aquáticos, exceto "Pitomba", que não é do mesmo.

Depois da praia, nosso guia(dona Adriani quem disse), Guti, levou a gente até Maracaípe(onde o mesmo mora) e pro Portal de Maracaípe, onde visitamos um mangue, com ninhos de Siri e Aratu por todo canto. Atravessei um piscinão que fora criado pelas águas do mar, caminhando. Isso com a ajuda duma corda , pois no meio do mesmo, de água-escura, fiquei com a água no pescoço. Engoli um pouco. Mas consegui cruzar e cheguei ao canto vizinho, Serrambi. Uma outra praia.

Nota: Na praia de Porto de Galinhas, um poeta repentista, compôs uma linda poesia, que fez-me esparramar de alegria, por ouvir aquelas palavras tão marcantes e lindas. Antes de o poeta compor, disse que era gaúcho. Na praia ainda um guri deu-me uma flor de pitomba que entreguei para o meu bem.

Deixo aqui registrado, uns versos do poema RIO CAPIBARIBE, de Euclides Paiva e Pedro Queiroz. Literatura de Cordel.

"O nosso belo planeta,
A terra em que vivemos,
Possui dois terços de água
Como todos nós sabemos
É impossível viver
Sem ter água pra beber,
Certamente morreremos.


De toda água existente
Só três por cento é potável
Para o consumo humano,
Diz a pesquisa provável
Mas já existe ameaça,
Ela está ficando escassa,
Isso é muito lamentável.


Do Rio Capibaribe
Em particular eu falo
Pelo grande valor seu,
É por isso que não calo
Vou falar da relevância
E da sua importância,
Em versos vou decantá-lo.


Um rio de Pernambuco,
Que só banha este estado,
Ele é uma referência
Do presente e do passado
Faz parte da nossa história,
Para ficar na memória
Precisa ser preservado.
"




Marcos Seiter

7 comentários:

Alexandre Lucio Fernandes disse...

E tua viagem vai passando por momentos incrivelmente belos, de uma tonalidade tão clara e suave. que lindo. E conheceste tão bem as pequenas características do local, as iguarias, os diversos destinos que o tornam uma cidade de encantos mil.

Isso é que move o turismo. Essa realização de encontrar coisas novas, traços culturais, pessoas encantadoras, costumes diferentes. É lindo você ver e destoar. O Brasil é multicultural e isso eu acho incrivelmente lindo.

Me empolguei falando nisso, porque curso Turismo e ano que vem me formo como turismólogo, e tenho uma paixão enorme por essas coisas que nos movem a conhecer novos lugares.

Lindo lindo.
Quero saber mais da história oxente rsrs

ps: Meu amigo, andas sumido. Espero que apareças novamente no meu blog. Abração forte.

Kari disse...

Ah esse dia foi bem demais.
Sem esquecer que a noite a gente não foi pro cinema por causa da chuva...

Ah! E não é flôr de pitomba, meu bem, é folha de coqueiro e, ainda hoje tenha a flor e o beija-flor no quarto, e sempre que os olhos, lembro desse dia maravilhoso ao teu lado!

Te adoro muito!
Um beijão em tu

Camila disse...

Que viagem boaaaaaa!
Sinto-me junto. =)
Adorei a poesia!
Beijo
=]

Candy disse...

Aiiii que vontade de viajar tb!
:/

Aproveitei e li o I e o II.
To adorandoooo!
continua!
\o/

*nao posso acreditar que vc nao tomou agua de coco!
:o
me deu agua na boca só de ler as comiiiiidas! tapioca? feijão verde? farofa? pitomba? queijinho?


**acordou cedo, hein?!
:S

;**

Nanda Nascimento disse...

São tantas coisas, novidades, que quando chegamos a um lugar como este nem sabemos, a onde ir primeiro, e nos encatamos com as diversidades.

Agora Marcos, que sessão gourmet foi essa, deu água na boca.

Beijos e flores!!

Camila disse...

Marcos depois queria conversar com vc... se puder e quiser me passa seu msn?
Obrigada
Beijo
=]

Junior São Gonçalo disse...

Viajar é sempre mágico!

Até mesmo em pensamentos...

Abs irmão!