domingo, 18 de setembro de 2011

Um sorriso amarelo


             O meu amado estado, Rio Grande do Sul, de Glórias, de riquezas culturais, quase um País dentro dum outro, comemorará nesta terça-feira (20 de Setembro de 2011), a Revolução Farroupilha. Todo o RGS está presente no Parque Harmonia. Para alguns: Acampamento Farroupilha. Para outros: Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. São vários nomes para este lugar, onde gaúchos ou não, aproveitam para desfrutar da comida campeira, para usar a sua bombacha, a sua bota, seu lenço, seu chapéu, enfim, seu vestimento tradicionalista.
 
             Poderíamos todos estarmos felizes, sorrindo. Cantando o nosso hino com todas "façanhas" alcançadas. Mostrando aos visitantes de outros estados ou Países como temos orgulho de sermos daqui. Mas não. Por quê? Porque estamos enfrentando o pior manifesto de indignação (e com toda razão) da nossa Polícia Militar com o seu salário miserável. Porque os nossos professores não receberam aumento de salário. As greves que sucederam em outros governos, continuam. Porque caímos na nota do Enem. Fomos para quarto lugar, sendo que em 2010, assumimos o posto de melhor ensino do País.

             Li essa semana que o nosso governador, Tarso Genro, está quase traindo o CPERS, que na época de ministro da educação, prometeu melhorias para os nossos herois da educação, e ainda não fez nada. Só promessas. Em sua campanha prometeu não seguir os governos anteriores que se lixavam para os educadores, mas passou-se nove meses e, não fiquei sabendo de nenhuma melhoria. Pelas palavras formais que li em Zero Hora, duma entrevista do excelentíssimo governador, percebi que ele quer programar ainda mais os nossos professores (como na canção do poeta Cazuza: Brasil) para sempre dizerem "sim, sim".
         

             Como é difícil dar aumento de salário ao professor e policial que educam e dão segurança as pessoas, né, senhor? É um sacrifício. Para a nação brasileira é assim. É o Brasil com s e o Brazil com z que são completamente diferentes lido hoje por essa pessoa que escreve num texto duma professora também em Zero Hora. É por mim o Rio Grande do Sul com s e o Rio Grande do Zul com z:o pobre e o rico.

             O dia 20 de Setembro de 2011 será celebrado por este de carne e osso, gaúcho de Três Passos, com um gosto amargo, com um sorriso amarelo. Com medo? Sim! Medo que em breve também poderei sofrer censura, qual anda sendo tão comum no nosso estado e País. Lamentável.

Nenhum comentário: