domingo, 30 de outubro de 2011

O mês de Outubro







             O mês de Outubro é sempre especial. É sempre especial porque é o mês do livro, do poeta e da poesia, do professor, e ele termina no dia 31 de Outubro, com uma importância maior ainda: aniversario de Carlos Drummond de Andrade. O poeta, vivo com as suas poesias, estaria fazendo 109 anos. Não canso de mencionar que é um dos poetas inspiradores (asssim como Mario Quintana) da minha poesia.

             Tenho um livro de poesias de Drummond. Claro Enigma. Um dos melhores livros de poesias do poeta e da poesia brasileira. Esta tão pouco valorizada. Mas tão grande em causa, em métrica e, principalmente, em Paixão. Não é a toa, que existe um livro de José Castello, a biografia de Vinícius Moraes, que se chama "O Poeta da Paixão - uma biografia".


             E o Drummond não deixa de ser mais um poeta da Paixão. Paixão que está presente em todas as suas poesias. Uma Paixão que ferve, que mostra qual era o sentimento do seu mundo.

             Não terminei ainda de ler o livro do poeta que estará de aniversario no dia 31/10/2011. E não tenho pressa. Leio na paciência. Leio cada palavra com ternura. Releio-as também. Parabéns Drummond! Parabéns Poesias Brasileiras!

Nenhum comentário: