quarta-feira, 30 de julho de 2008

Minha grande inspiração





AH! OS RELÓGIOS

Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...

Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.

Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.

E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...



Mario Quintana - A Cor do Invisível


............................................

Hoje Mario estaria de aniversário.

Nasceu em 30 de Julho de 1906.

Ele não está presente aqui na Terra em carne e osso, mas em letras.

Ele é minha grande inspiração poética.

Suas poesias me trouxeram para a vida.


Abs amigos!!!



Marcos Seiter

Ps: O minidiário vai continuar.

domingo, 27 de julho de 2008

Minidiário de viagem - 2 Parte



(Leiam o texto anterior para acompanhar a evolução dessa escrita.)


Minidiário de viagem - 2 Parte

Dia 28 de março de 2008


03h:30minutos.

Acordei-me. Fiquei cochilando ainda na cama 20 minutos. Enfim, levantei-me e fui tomar banho, que achava que iria tomar. Não tomei porque paguei o Departamento Municipal de Água e Esgosto(DMAE) da minha cidade e fiquei sem a mesma.

04h:00minutos.

Perfumei-me todo e me vesti. Depois enchi com um balde, uma bacia de água, e lavei meu rosto com sabonete. Molhei meu cabelo e em seguida passei um creme no rosto, outro no cabelo, e rexona nas axilas. Peguei os vales transportes para pegar os ônibus e a carteira de identidade.

04h30minutos.


Chamei meu irmão que fora comigo até o aeroporto Salgado Filho, César.

04h40minutos.

Tomei um café acompanhado de um cacetinho com manteiga.

04h55minutos.

Escovei meus dentes e lavei minha boca, deixando um hálito melhor no ar.

05h:10minutos.

Fiquei no sofá aguardando meu irmão.

05h15minutos.

Saímos. Beijo e abraço fortemente minha mãe na despedida. "Vá com Deus meu filho!"

05h25minutos.

Pegamos o ônibus o qual era para pegarmos 05h20minutos.

05h38minutos.

Descemos na parada da Rua João Pessoa, bairro Azenha, em Porto Alegre. Ficamos esperando por uns 15 minutos o ônibus que fora levar a gente até o aeroporto. O frio na barriga e a ansiedade estavam presentes em minha pessoa. Fiquei a todo momento cuidando o ônibus que fora levar a gente.

06h00minutos.

Pegamos o ônibus que fora levar nós dois até o aeroporto.

06h27minutos.

Chegamos ao destino. Fiz o check-in e fui até o embarque, onde a pessoa responsável falou que eu fosse até às 07h30minutos, para a mesma. Antes disso fora me despedir de meu irmão. Como não deu para embarcar naquele momento, fiquei sentado e esperando bater 07h:10minutos. Enquanto isso, relia Pornopolítica.

08h:10minutos.

O avião decolou de Porto Alegre. Fora a primeira vez que eu viajara de avião. O medo foi inevitável, mas é muito bom viajar com o mesmo. O vÔO foi tranqüilo até o Rio, onde fora chegar às 10h15minutos, pois o estacionamento do Galeão estava cheio.

10h10minutos.

Preparei-me para aterrisar. A comissária avisa-nos para ficarmos na horizontal sentados e com a fivela ok. Alguns ignoraram.

10h15minutos.


A aterrisagem foi tranqüila.

10h20minutos.

A tranquilidade esteve comigo até este horário, pois, depois disso fiquei 40 minutos no Galeão. Uma desorganização do pessoal da Gol. E dos responsáveis pelo aeroporto. Tive que fazer todo o procedimento de embarque.

11h00minutos.


Embarco novamente no mesmo avião e 11h:15minutos, a aeronave se dirigiu a pista.

11h20minutos.

O avião decolou. A viagem até Pernambuco, tranqüila.

13h40minutos.


O comandante avisou que a tripulação se preparasse para o pouso em Recife.

13h:58minutos.

O pouso. Solo pernambucano. Terra de Manuel Bandeira, de Lampião e Maria Bonita, das praias famosas por suas belezas naturais, da dança frevo. Pernambuco. Brasil.

14h:12minutos.

Mais ou menos neste horário, peguei minha mochila e fui para o local de saída, onde encontrei a Kari, uma pessoa que entrou na minha vida, completando minha história. (Faz em Dezembro dois anos que nos conhecemos.) Logo depois fomos para sua casa onde eu ficará hospedado.

Entre 14h:50minutos e 15h:00minutos, chegamos em seu cantinho. Conheci sua mãe, a dona Adriani e sua cachorrinha Meg. Foi uma recepção bacana.

15h:30minutos.

Depois de ter arrumado minhas coisas num canto e ter tomado banho, o tão desejado banho, fomos almoçar. O almoço tipicamente nordestino, assim dito, creditado por dona Adriani,(e não há do que eu duvidar), foi: carne de sol, arroz branco, farofa de cuzcuz(parece farinha de polenta)e feijão verde. Fora a primeira vez que eu me alimentará da culinária nordestina. Adorei!

17h:40minutos.

Fomos a Olinda. Olhei o mar aquela noite. Passamos do lado dele de carro e ficamos por uns minutos eu, Kari e dona Adriani, observando as pedras que colocaram para tentar impedir o avanço do mar sobre Olinda. Fora tentativa em vão, assegura dona Adriani, pois as águas avançam. Segundo Kari, se acontecesse uma Tsunami, próximo de Recife, ela desapareceria do Mapa.

Já estava noitinha quando fomos até a Igreja da Sé, no Alto da Sé, onde experimentei tapioca de cocô e ouvi ao fundo da multidão que ali se encontrava: forró. A banda era desconhecida. Não gostei do que fora experimentar, pois não tinha gosto. Deve ter sido por eu não ter escolhido a doce. Conheci a Igreja da Sé, que antes só conhecia pela TV. É linda como Olinda. Antes desse relato, comprei umas lembracinhas para trazer para Porto Alegre. Lindas!

Voltamos para a casa. Conheci seu João, pai de Kari. Nestes momentos esqueci do tempo e me entreguei a ele, que por sinal não me incomodou. Deixou-me pensante. Depois fomos a praia de Boa Viagem, onde tinha o espetinho do Tchê. Aí comi um espetinho de coração, e um queijo de coalho assado. Este por último fora experimentar pela primeira vez. Uma delícia!

02h50minutos.


Fora dormir.


Nota: No vÔO de saída de Porto Alegre e o de chegada no Rio de Janeiro, fiquei cuidando das nuvens do céu. Senti várias vezes água dentro do ouvido. Olhava para aquele azul de baixo e de cima da atmosfera. Teve momentos que me perguntava:" Onde está o chão firme? Onde está o céu?", pois ambos eram azuis. As visões lá de cima são lindas. Fora uma honra ter pisado no Galeão,que um dia recepcionará Che Guevara, na primeira vez que veio ao Brasil, em 1961, quando Jânio Quadros era presidente. Rio: canto do meu amigo e irmão de alma, Alexandre Hallais.





Marcos Seiter

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Minidiário de viagem - 1 Parte


Começa aqui o Minidiário de viagem, da viagem que fiz à Pernambuco, onde passei três maravilhosos dias, no fim do mês de março deste ano.

Começarei desde o dia antecedente à viagem, onde a paciência foi embora e ficou a ansiedade(risos).


Minidiário de viagem - 1 Parte

Dia 27 de março de 2008

06h:15minutos.

Acordo. Abro a porta do roupeiro e separo minha roupa que irei ao trabalho. Fico no banho uns cinco minutos entre tratar meu cabelo com xampu e minha pele com sabonete. Arrumo-me. Saio às 06h:45minutos. Ao entrar dentro do ônibus, meus amigos cumprimentam-me dizendo:" Bom dia! É amanhã, o embarque!" Eu retribui-os dizendo: "É amanhã! ", aos risos.

09h:00minutos.

Fico por um momento absorto em pensamentos e isso fez com que eu ficasse quieto. Quieto fiquei pensando na viagem que faria após o dia 27 de março de 2008. Os primeiros sintomas, que até o dias anteriores da viagem, eu não sentira, eu senti: ansiedade e friozinho na barriga.

13h:00minutos.

Sai do serviço. Fiz algumas compras.

14h:10minutos.

Cheguei em casa abaixo de muito sol e calor. Almoçei e fiquei deitado na cama por um bom tempo. Não dormi. Fora dormir depois das 17h:07minutos, quando tentei ler o livro "Quando Nietzsche chorou". Acabei dormindo e acordei com o barulho da chuva nos telhados de casa, e com os gritos no céu escuro: as famosas trovoadas. Neste momento o telefone de minha casa toca. (Tinha acordado tonto.) Era minha mãe pedindo que se chovesse, eu fosse buscá-la na parada. Fui buscá-la abaixo de chuva.

19h:20minutos.

Tomo café e parto para o terceiro capítulo do livro que leio: "Quando Nieztsche chorou".

19h:50minutos.

Paro por uns dez minutos de ler. Peço para minha mãe pintar minhas unhas de preto. Feito.
Ficaram belas!

20h:00minutos.

Volto a ler.

20h:46minutos.

Termino de ler e vou no banheiro tirar minha barba. Toca o telefone e é minha querida Kari. Paro de tirar a barba. Meu rosto ficou como o do coringa, por ter tirado só dum lado. Até que ficou legal!(risos)

21h:30minutos.

Jantei. Depois fui arrumar minhas roupas que levarei comigo, sendo: três bermudas, cinco camisas e cinco cuecas.

21h:35minutos.

Sigo arrumando e aproveito para organizar tudo para a viagem. (Acordar tranqüilo para pegar o ônibus de amanhã(28 de março de 2008)). Daí organizo a escova de dente, o creme dental, o fio dental, o xampu, o creme pro cabelo e algumas outras coisas dentro da mochila.

22h:08minutos.

Acabo de organizar os livros que irão comigo.

Nota: A ansiedade esteve presente e continua até a esta hora: O friozinho na barriga é frio. Vou dormir.
Marcos Seiter

sábado, 19 de julho de 2008

Caminhando sobre a praça

Do outro lado do mundo.
Do morro adentro.

Do lado de dentro do vento.
Do lado de dentro
da folha da árvore a balançar.
Do lado de dentro
da respiração do meu ser a trabalhar.

Sinto saudade do tempo.



Marcos Seiter

terça-feira, 15 de julho de 2008

FORA GILMAR MENDES!!!

FORA BOI-DA-CARA-PRETA





Este na foto abaixo apóia a INJUSTIÇA!!!
Este senhor defende a corrupção.





Fonte AGÊNCIA DO ESTADO.
" O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), criticou hoje, em nota, a decisão dos procuradores por pedirem o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. "
Esse como outros que apóiam as injustiças no nosso país, adora uma farra, uma reeleição, uma grana na mão, uma corrupção.

Quando agirmos pode ser tarde demais!
Nos meus 23 anos de vida, vivi dos 17 aos 20 perambulando por aí. Sem uma idéia consciente. Agora aos 23, vivo uma vida com atitudes e a procura por assuntos ligados as questões sócio-políticas desse meu Brasil.

Tenho idéias fortes e contrárias da maioria que vive na ilusão, sobre o nosso país, que não posso falar em alguns ambientes, pois eles são "higiênicos" demais para saberem do podridão que estão sobre nossos pés.

FORA GILMAR MENDES.
CORRUPTO!!!

Sujando seu CARÁTER!!!
Manchando a PÁTRIA AMADA!!!

DESORDEM E REGRESSO ATRASA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PAÍS.

XÔ Gilmar Mendes.

Sabemos amigos que Daniel Dantas tem grande influência política nos centros judiciários desse país. Esse senhor, Daniel Dantas, desrespeita cegamente a própria alma.



"O grupo liderado pelo sócio-fundador do Opportunity, Daniel Dantas, buscou apoio no Palácio do Planalto 'para negócios ilícitos'. É o que sustenta relatório da Polícia Federal. Além de procurar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, apontado como lobista do grupo de Dantas, foi atrás do ex-ministro e ex-deputado José Dirceu para auxiliá-lo na tarefa. "

Veremos até quando pessoas como estás agindo livremente com a corrupção?
Deste mundo eles não vão levar nada.
FORA GILMAR MENDES.




Justiça(Cazuza)

Deus é mau, Deus é mau
Mau e mau
Porque uns sofrem à beça
Sem ter feito nada a ninguém
Outros, como eu, são doentes
e sentem dor
Outros voam de asa-delta
E nadam no mar
Porque não há justiça na terra
Na terra não há justiça
Porque não há justiça na terra
Não acredito em justiça
Uns encontram o amor
Outros, como eu
Não se encaixam em ninguém
Aceito a morte e a vida eterna
Mas é muito sofrimento
E já não estou aguentando mais
Porque não há justiça no mundo
Não há justiça no mundo
Não acredito em justiça
Deus é mau, Deus é mau, Deus é mau
Estou cansado de sonhar em vão
De lutar em vão
Só resta pedir a Deus mau
Compaixão
Se ajoelhar e pedir perdão
Perdão pelo mal que fizemos a outras pessoas
Em outras encarnações
Minha assinatura:

Name Comments
Marcos 6147. FORA GILMAR MENDES DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!
Marcos Seiter

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Que país é este?



Diz executar a justiça em nosso país, deixando seus amiguinhos livres de qualquer sentença.
Ele que nunca deixou um político desse Brasil ser punido por atos ilícitos.
Ele que é um homem da lei, joga contra ela mesma.
Ignora nossa constituição.
Ignorou a prisão de Daniel Dantas, Pitta e Naji.
Ignorou a prisão de tantos outros seres do alto escalão brasileiro.

O senhor das injustiças.

O presidente do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, Gilmar Mendes.




Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação


Enquanto nossa gente não mexer o traseiro e continuar a cuidar da vida de gente famosa e não se preocupar com fatos importantes da nossas nação, do futuro do nosso país, continuaremos na mesma.

Enquanto um cidadão não for procurar entender porque ele sofre todo mês, por receber quase nada no quinto dia útil , ele continuará na mesma.

Se ele procurar entender a política brasileira, saber quem é quem, saberá porque ele sofre. Saberá que a corrupção gera pobreza.
Gera dificuldades. Verá que a desonestidade é um gol contra a vida.

Os Procuradores da República estão indignados pela falta de respeito a nossa constituição:

“as instituições democráticas brasileiras foram frontalmente atingidas” pela “ flagrante supressão de instâncias”.

Será que esse ser humano tem pena da alma dele, por ser injusto?



No amazonas, no araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, minas gerais
e no Nordeste tudo em paz

Na morte o meu descanso,
mas o Sangue anda solto
Manchando os papéis
e documentos fiéis
Ao descanso do patrão


Enquanto a cultura brasileira em relação aos fatos do nosso país for vaga, continuaremos como Renato cantou. Um país de índios. Um país de cidadãos frouxos.

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.





Marcos Seiter

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O homem disfarçado

- Eu vou ir dormir!
- Hein?
- Dormir! Vou ir para esquecer um pouco deste mundo.
- Que mundo?
- Este que amamos e odíamos!
- Tu sonhas?
- Não sonho mais nada. O meu sonho é real.
- "Amamos e odíamos", por quê?
- Ah! porque faz parte da natureza humana. Tudo se tem uma fase pelas bandas do amor e do ódio.
- É?
- Tu nunca teve essas emoções?
- Não!
- Sério?
- Sério!
- Bah, quer dizer que tu és o humano?
- Não! Sou o bem disfarçado de mal.
- Não pode!
- Como não posso ser, se o mal não existe na ficção e sim só na realidade?
- Hummmm... Tá, pode ser! O mal existe na realidade!
- Isso! Agora chegamos a um consenso que existe na realidade.
- Que mundo tu vives?
- Eu vivo no mundo real!
- Ah, é?
- Sim, pois não estás vendo que senti o que tu disse que faz parte da natureza humana?
- O quê?
- Que "amamos" e "odíamos". Que isso faz parte da natureza humana sentir essas emoções. Pois bem, eu acabei de te odiar.
- Por quê?
- Porque os seres humanos são seres egoístas e materiais. Porque eles possuem cérebro e perdem tempo com coisinhas. Somente utilizam ele para o seu bem próprio ou para prejudicar alguém. Eu como já tarde comecei a pensar nas minhas atitudes, tenho tempo para usar o tempo que sobra para pensar, escrever, sonhar, pintar...
- O que que tu és?
- Ah, eu sou o que tu não imaginas!
- o quê?
- A vida!
- A vida?
- Sou eu sim!
- Nada mais glorificante e misterioso que a vida. Estou emocionado por ter te encontrado assim, num simples e misterioso diálogo. Onde falamos sobre amarmos, odíarmos, ficção e realidade. Bah, confesso pra ti que agora eu acredito em duendes. Até em Branca de Neve.
- Não pode!
- Por quê?
- Porque isso é ilusão!
- Seja real consigo mesmo. Entenda o mundo em que vivemos. Vivemos aglomerados e revoltados. Andemos quietos e impacientes. Entenda!
- Não consigo entender o meu mundo.
- Desculpa!
- "Desculpa", por quê?
- Porque eu sou você!
- Quêêê...?
- Como o Cravo e a Rosa! Não lembras ?
- Bah!
- Eu sou você e você é eu.
- Não...





Marcos Seiter

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Eleições 2008

Quero manifestar o meu repúdio a candidatura daqueles candidatos que se elegeram em 2006 para deputado federal e estadual, e que agora estão concorrendo à prefeitura de Porto Alegre.

A candidata Manuela D'Ávila(PC do B), foi eleita no ano de 2006 deputada Federal. Dessa vez, concorre à prefeitura de Porto Alegre.

A deputada federal vem de duas escalas, como vereadora e deputada estadual.
Ela não cumpriu com sua palavra de ficar os quatro anos correntes no seus cargos passados.

É uma falta de respeito, honestidade e educação com o seu eleitor, e propriamente com o seu estado.

O cidadão que estiver concorrendo a uma vaga numa empresa, pode perder a chance de conseguir o tão desejado emprego, pelo simples fato de ter ficado pouco tempo na outra empresa, sendo que num cargo político, tu tens a liberdade de andar em galho em galho.

O responsável por esta falta de limites, de que os representantes do povo cumprão com suas promessas, é nada mais nada menos, que o TSE.

É simplesmente uma falta de ética.

Outro, só que agora candidato à vice, junto com o titular Onyx Lorenzoni(DEM) à prefeitura da capital, é o deputado estadual Mano Changes(PP).

Foi eleito em 2006 deputado estadual, e quase dois anos depois, sendo que ele tem mais dois anos para cumprir o seu mandato, se juntou a Onyx para a prefeitura da capital.
Aonde vamos chegar?



Marcos Seiter

sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Velho e o Moço

Obrigado pelo carinho e pelos comentários do post anterior!!!

As palavras carinhosas me deixaram como uma flor que recebe inesperadamente o beijo do beija-flor. Fiquei emocionado!!!

Não imaginava eu que a poesia "Tum tum" chegaria tão longe.

A poesia ao coração de Flávia, fez ela lembrar dessa canção do Los Hermanos:

O Velho E O Moço

Deixo tudo assim.
Não me importo em ver
a idade em mim.
Ouço o que convém
Eu gosto é do gasto

Sei do incômodo
e ela tem razão
Quando vem dizer
que eu preciso sim
De todo o cuidado.

E se eu fosse o primeiro
A voltar pra mudar o que eu fiz
Quem então agora eu seria

Ahh tanto faz!
E o que não foi não é
Eu sei que ainda vou voltar...
Mas, eu quem será
Deixo tudo assim,
não me acanho em ver
vaidade em mim.

Eu digo o que condiz.
Eu gosto é do estrago.

Sei do escândalo e eles têm razão
Quando vem dizer que eu não sei medir
E se eu for o primeiro a prever.


Ahhh, ora, se não sou eu quem mais vai decidir
o que é bom pra mim
Dispenso a previsão.

Ahhh, se o que eu sou é também
o que eu escolhi ser aceito a condição.

Vou levando assim.
Que o acaso é amigo do meu coração.
Quando falo comigo,
quando eu sei ouvir...

........................................

Bah, Flavinha, sem palavras quanto ao seu comentário. Muito obrigado!!!
Realmente ela tocou o corações de vocês.

Esses sentimentos sentidos por vocês já é tudo para o meu ser.
Me dão força para seguir adiante com minhas escritas. Ganho força. Ganho fé.
Faz com que eu acredite ainda mais nas minhas escritas. Aos olhos de qualquer um, palavras são só palavras. Aos olhos de um ser que sente pelas palavras as emoções, não são só palavras, e sim manifestação de vida de uma pessoa. Ali pulsa um coração. Ali corre sentimentos. Ali um mundo existe. Palavras são explosões que deixam marcas boas e ruins. Palavras não se apagam. Palavras nascem e morrem. Palavras são vidas.


Esses dias uma amiga minha me disse que eu tenho os olhos tristonhos.
Talvez por isso eu seja o que sou.

Muito obrigado Alexandre meu irmão de alma, pelo carinho e pelas lindas palavras que me deixaram emocionado!!!(Ainda continuo! **risos**)

Muito obrigado Adriano pelos mimos. Você, amigo, é um mimo de amigo!!! **risos**

Muito obrigado também a minha companheira
Kari que entende minhas revoltas com este mundo e o porque de minhas atitudes!!!

Muito obrigado a todos os que comentaram o poema e que comentam por aqui!!!



Marcos Seiter